aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Manuais Escolares 2017 - 2018

Lista de Manuais Escolares Adotados

Legislação Atualizada - Provas e Exames

Despacho Normativo nº 1-A/2017

Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.

Despacho n.º 8294-A/2016, de 24 de junho

Determina a aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2016-2017, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário.

Declaração de Retificação n.º 1125/2016, de 18 de novembro

Calendário das provas de aferição do ensino básico, para o ano letivo 2016-2017.

Despacho Normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril

Regulamenta o regime de avaliação e certificação das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do ensino básico, bem como as medidas de promoção do sucesso educativo que podem ser adotadas no acompanhamento e desenvolvimento das aprendizagens.

Avisos aos Encarregados de Educação

Nota Informativa - Ação Social Escolar

Devolução de Manuais Escolares

Candidatura aos Auxílios Económicos

Vamos decorar mini-pilhões

A exposição resultou do trabalho desenvolvido pelas turmas 6º A, 6º B, 6º C e 6º D, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. A atividade consistiu em construir uma embalagem, a partir de um modelo fornecido pelo projeto "Pilhão vai à escola", e trabalhá-la graficamente de forma a transmitir uma mensagem apelativa.

A proposta de trabalho partiu do coordenador do Programa Eco-Escolas, da Escola Secundária de Peniche, dando-se continuidade a projetos anteriores realizados no contexto da Educação Ambiental.  A participação constituiu fundamentalmente uma maneira de interiorizar comportamentos no que respeita ao encaminhamento correto das pilhas usadas e de desenvolver a criatividade dos alunos, tendo por base um objeto de uso corrente.

A recolha de pilhas e de baterias usadas é fundamental para a preservação do meio ambiente e, por conseguinte, para a manutenção das condições de saúde das populações.

Peniche, 5 de junho de 2017

A professora responsável

Elisa Silva

Dia Nacional do Pescador - Projeto Animal

No passado domingo, dia 4 de junho, realizou-se, no edifício cultural da Câmara Municipal de Peniche a comemoração oficial do "Dia Nacional do Pescador".

Os trabalhos dos alunos do 5º ano de escolaridade da nossa escola, realizados no âmbito do "Projeto Animal", foram partilhados na exposição que aí se mantém até dia 18 do corrente mês.

Nesta sessão o Tomás Manam do 5º A e o Afonso Botelho do 5º B, apresentaram o respetivo trabalho perante uma audiência, onde se incluíram várias entidades locais bem como o Sr. Secretário de Estado das Pescas.

Convidamos todos os Encarregados de Educação a visitar a referida exposição.

Estamos certos que irão gostar muito!

Selo “Escola SaudávelMente”

O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde foi distinguido com o Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo”, Selo atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no dia 2 de junho de 2017. O Selo “Escola SaudávelMente” será entregue em sessão solene, a decorrer no dia 20 de junho de 2017.

O nosso Agrupamento pretende continuar a desenvolver diversas atividades, no sentido de promover a saúde psicológica e o sucesso educativo das crianças e jovens, contribuindo para o seu saudável desenvolvimento.

Articulação entre 1º Ciclo e 2º Ciclo

No dia 25 de maio, no âmbito de uma articulação entre 1.º e 2.º ciclos e sob orientação das professoras Ana Alves, Elisabete Esteves e Isabel Calado, os alunos do 5.ºC dinamizaram uma atividade de Língua Portuguesa aos seus coleguinhas mais novos do 1.º ano da Escola Velha. “Viver com a diferença” foi o tema escolhido, e a experiência agradou tanto aos alunos do 5.º ano, que fizeram de professores, como aos pequenitos da Escola Velha, que desempenharam o papel de alunos dos seus colegas durante a referida tarde.

Maré de Poesia - Convite

Concurso Museu da Marinha 2017

No âmbito das Comemorações do Dia da Marinha (20 de maio), o Museu de Marinha abriu a 2ª Edição do Concurso Literário, a nível nacional, destinado ao público escolar do 1º, 2º e 3º Ciclos – com o mote: “E num misto de entusiasmo e grande emoção, o marinheiro grita a plenos pulmões: terra à Vista! Terra à Vista! Terra à Vistaaa! “.

Os alunos do 8º ano, sob a coordenação e orientação da docente de Português, Paula Santos, participaram com bastante entusiasmo no referido concurso, num total de dezanove alunos, criando textos narrativos recheados de aventura e muitas peripécias.

O júri destacou alguns alunos pela qualidade e originalidade dos seus textos e um deles foi o nosso aluno, de quem tanto nos orgulhamos e a quem damos os nossos sinceros Parabéns!

Tomé Rosa Li – 8º ano – Turma B – 3º Ciclo

Todos os textos premiados e destacados estarão expostos ao público, no Museu de Marinha – Pavilhão das Galeotas, até dia 30 de junho de 2017, incluindo o texto do Tomé, intitulado “Antártida”.

A docente de Português felicita todos os alunos que participaram nesta iniciativa pela criatividade, dedicação e responsabilidade!

Tomé Rosa Li, Maria Marques, Valentina Nunes, Celina Fidalgo, Daniela Farinha, Diana Santos, João Pedro Carvalho, Marta Simão, Pedro Ramos, Rodrigo Bêa, Rodrigo Tavares, Rodrigo Veríssimo, Isaac Sousinha, Bruna Valentim, Hugo Maciel, Mariana Martins, Iara Dias, Mariana Farto e Guilherme Gil Cabral.

Zoo 2017

No dia 17 de maio, os alunos do 5º ano deslocaram-se ao Zoo numa visita de estudo interdisciplinar envolvendo ciências naturais, português, inglês e matemática. Além do  programa educativo (grupos acompanhados por guia) – “Adaptações e Comportamentos”, a biodiversidade foi dada a conhecer através das centenas de espécies existentes no ZOO.

Constou ainda desta visita a “Apresentação de aves em voo livre” e o show “Baía dos Golfinhos” que deliciou os presentes.

Além destas atividades, outros trabalhos realizados em sala de aula, nas disciplinas envolvidas, enriqueceram o conhecimento dos nossos alunos. Ficam as fotos para recordar um dia em que as aulas foram diferentes e do agrado de todos!

Projeto Animal - 2017

Tal como em anos anteriores, os nossos alunos do 5º ano de escolaridade realizaram projetos no âmbito do conteúdo “Diversidade Animal”, este ano com a parceria do “Projeto LifeBerlengas” e o apoio de elementos da SPEA. Para concretizar esta colaboração, elementos da SPEA, realizaram três sessões com todos os alunos do 5º ano desde o início do ano letivo: divulgação do “Projeto LifeBerlengas”, acompanhamento na pesquisa de informação sobre a fauna da Berlenga e por fim a apresentação dos projetos realizados. Para a concretização destes trabalhos foi solicitada a colaboração da família na execução da maquete que acompanha a informação sobre o animal escolhido.

É de realçar o empenho que todos mostraram na elaboração destes trabalhos e que é evidente na sua qualidade. Na Biblioteca desta escola estão expostos estes projetos que poderão ser apreciados até ao último dia do mês de maio, uma vez que os mesmos farão parte duma exposição que irá estar patente no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche no âmbito das comemorações do “Dia do Pescador” que se realizará no dia 4 de junho.

Mais artigos...

Pág. 2 de 20