aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Encontro com Geronimo Stilton

No dia 5 de março, os alunos das escolas do 1.º Ciclo puderam contar com a visita de uma personagem muito especial, o Geronimo Stilton, acompanhado por uma colaboradora que contou às crianças uma história do rato mais famoso da Ratázia e apresentou uma perspetiva geral das narrativas que fazem parte do universo Stilton.

O Geronimo conversou com as crianças, respondeu às perguntas, entregou brindes a cada aluno e realizou ainda uma sessão de carimbautógrafos.

A apresentação dos livros do Geronimo Stilton teve como objetivo a promoção da leitura e dos livros, dando corpo a uma das figuras mais lidas e apreciadas pelo público mais jovem!

A participação dos alunos foi entusiasta quer na atenção revelada nos momentos de leitura quer no convívio espontâneo e descontraído com o Geronimo!

Atividades diversas EMRC

Interescolas de E.M.R.C.

No dia 20 de março os alunos da escola D. Luís de Ataíde deram mais cor ao Parque do Serrado em Amora no encontro anual dos alunos de E.M.R.C. da diocese de Lisboa. A nossa escola fez-se representar com um grupo de 175 alunos tendo sido um dia muito divertido, de encontro com os outros. Mais uma vez, a nossa escola brilhou com a atuação de dança das nossas alunos do 9º ano e pelo excelente comportamento dos alunos. Venham mais interescolas assim!!

Procissão dos Passos

O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde fez-se representar na procissão do Senhor dos Passos com a presença dos alunos de E.M.R.C. . Foi um momento muito rico com envolvência da escola nas tradições locais.


Visita ao Cinema e Parque dos Budas

No dia 10 de maio as docentes das disciplinas de E.M.R.C e Inglês realizaram uma visita de estudo em conjunto para os alunos do 2º ciclo de E.M.R.C e de Inglês 6º ano.

Os alunos no período da manhã foram ao cinema às Caldas da Rainha, tendo sido uma grande experiência para alguns, pelo facto de poderem ir pela primeira vez ao cinema e pela interação com os outros.

Na parte da tarde o grupo foi visitar o Parque dos Budas tendo sido outra grande aventura. Os alunos realizaram um peddy paper, de forma a ajudá-los na sua autonomia e a criarem uma maior ligação. A visita de estudo foi considerada pelos alunos como muito divertida e com vontade de repetirem.


Visita à Berlenga 2018

Os professores (Professor José Marto e Professora Mónica Almeida) de ciências naturais 3º ciclo durante o ano letivo atual desenvolveram, com as turmas de oitavo ano e em parceria com a SPEA, o Projeto Life Berlenga. No dia 2 de Maio, como recompensa pelos trabalhos desenvolvidos, realizou-se uma visita de estudo à Berlenga, onde os participantes puderam observar muitos aspetos desenvolvidos nos seus trabalhos (fauna/flora) e puderam realizar uma série de atividades da vida de um biólogo. Foi um dia muito bem passado, cansativo, mas muito divertido.

Visita ao Templo Hindú e Museu de Arqueologia

Realizou-se uma visita de estudo para as turmas do 7º e 8º ano, dinamizada pelas disciplinas de História e E.M.R.C.


No período da manhã, os alunos visitaram o Templo Hindú, em Lisboa, de modo a conhecerem um pouco mais sobre a religião do Hinduísmo e poderem contatar diretamente com a cultura. O facto de terem de estar numa postura diferente, descalços e sentados no chão, ajudou-os a compreender um pouco mais a diversidade religiosa.

O almoço foi o grande momento para muitos, pois, além do convívio e da partilha de almoço, foi ainda possível passearem pelo Jardim dos Jerónimos e tirarem umas “selfies” junto do  Padrão dos Descobrimentos.

No período da tarde, visitamos o Museu de Arqueologia, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Foi muito enriquecedor para os discentes poderem conciliar os seus estudos a cerca da cultura Egípcia e Romana. Foi um orgulho ver os alunos a aplicar na prática os seus conhecimentos.

Dia Mundial da Árvore e da Água

As turmas A, C e D do 7º ano de escolaridade, comemoraram o dia Mundial da Árvore, plantando simbolicamente três árvores (carvalhos), que obtiveram por germinação de sementes. Ao longo de vários meses, os alunos destas turmas, em várias disciplinas, acompanharam/cuidaram do desenvolvimento das referidas sementes. O objectivo desta atividade, integrada no Projeto de Educação para a Saúde da escola, será plantar estas árvores no espaço escolar, contribuindo assim para um melhor ambiente.

Comemorou-se o dia Mundial da Água, apresentando-se na biblioteca da escola, a todas as turmas do 7º ano de escolaridade, um filme sobre poupança de água. Este filme foi realizado pelas turmas B e C do 7º ano, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em várias disciplinas. A atividade descrita foi integrada na semana da leitura e contribuiu deste modo para a sensibilização da comunidade escolar para a escassez deste recurso e necessidade de a utilizar correta e eficientemente.

Atletismo Mega Sprinter 2018

O Agrupamento de Escolas Dom Luís de Ataíde participou na atividade de Atletismo Mega Sprinter – Fase Regional, que decorreu no Estádio Municipal de Mafra.

A participação dos alunos foi muito positiva, tendo os mesmos alcançado bons resultados desportivos e aproveitado para conviver com alunos das outras escolas.

Estiveram presentes os alunos: Flávia Ribeiro (6ºA), Beatriz Marques (6ºA), Esperança Bissula (6ºA), Daniela Clara (7ºA, ), Bernardo Ferreira (8ºA), Diogo Cardoso (8ºA), Genilson Martins (8ºA), Diogo Soares (8ºB), Luís Alves (8ºB), Diogo Pereira (CEF) e Marcelo Tavares (CEF).

O aluno Luís Nobre, do 9º A, foi apurado para participar no Campeonato Nacional de Surf de Desporto Escolar, que decorrerá nos próximos dias 21, 22 e 23 de Março, na Costa da Caparica, sendo o mesmo acompanhado pelo professor Paulo Renato, da Escola Secundária de Peniche, responsável pelo Centro de Formação Desportiva de Surf da Coordenação Local do Oeste.

Semana da Leitura 2018

Semana da Leitura decorreu no agrupamento entre os dias 19 e 23 de março. Este evento foi promovido pela equipa da biblioteca escolar, em articulação com a comunidade educativa, através da dinamização de atividades diversificadas, cujo enfoque temático versou a importância da leitura.

Foi realizado um vasto leque de atividades, que contou com um grande envolvimento dos alunos, constituindo assim uma celebração da leitura. Das atividades realizadas, destacam-se as apresentadas a seguir.

Hora do conto

A Biblioteca Escolar (BE) recebeu a visita de Ângela Malheiros, bibliotecária municipal, para dinamizar algumas horas do conto com os alunos das turmas do 5º ano.

Desta feita, a inspiração veio da frase que está escrita nos degraus de acesso à BE: “Ao chegares ao topo destes degraus, deixa-te envolver pelo maravilhoso mundo das palavras!”

As sessões fizeram-se de partilha sobre este maravilhoso mundo da escrita, da leitura e da comunicação, tendo alguns livros como ponto de partida, nomeadamente: “O lobo que não gostava de ler” de Orianne Lallemand; “Deu-me o nome LIBERDADE o avô Agostinho da Silva”, de Patrícia Martins Tenório; “Cartas aos heróis”, de José Jorge Letria; “Uma última carta”, de Antonis Papatheodoulou e “Todas as respostas às perguntas que nunca te fizeste” de Philippe Nessmann e Nathalie Choux.

Os alunos participaram com interesse e entusiasmo nas atividades dinamizadas.

Momentos de Leitura

Por iniciativa própria, os alunos do 6.º D dinamizaram momentos de leitura, textos poéticos da sua autoria, aos seus colegas de turmas do 9.º ano.

Em articulação com a docente de Educação Especial foi apresentado um excerto do “Diário de Sebastião da Gama” aos alunos do 2.º ciclo. Procedeu-se ainda à leitura recreativa de poesia de diferentes autores lusófonos em contexto de sala de aula.

Todas as atividades, que decorreram durante a Semana da Leitura, pautaram-se por uma grande envolvência dos alunos e professores, pelo que o balanço é bastante positivo.

“Com letras se escrevem palavras, com palavras se faz um livro!”

A Associação de Pais e Encarregados de Educação preparou uma atividade para ser desenvolvida com as turmas do Agrupamento. Para este efeito, construíram vários cubos em cujas faces estavam inscritas letras.

Os alunos escolhiam uma palavra que construíam com as letras disponíveis. No papel de cenário registavam algo alusivo à palavra escolhida. O papel de cenário foi depois colocado em molduras de madeira e o resultado final exposto na biblioteca e nos locais contíguos. Os alunos participaram com entusiasmo, tendo sido muito criativos.

“A Poesia das Palavras”

Durante a Semana da Leitura, a docente de Português e membro da Equipa da Biblioteca Escolar, Paula Santos, dinamizou, em parceria com a BE, a atividade “A Poesia das Palavras” envolvendo alunos do 9º ano. Foi realizado um jogo de associação de palavras utilizando os títulos dos poemas lecionados em sala de aula e os temas a eles associados, criando uma dinâmica de grupo que permitiu aos alunos brincar com as palavras, dando-lhes novos sentidos, simbólicos, polissémicos e emocionais.

A participação de todos os alunos envolvidos foi entusiasta na partilha de vivências e experiências associadas aos significados, por vezes, inesperados das palavras e ao seu valor.

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março, comemorou-se o dia Mundial da Água, apresentando-se na Biblioteca Escolar, a todas as turmas do 7º ano de escolaridade, um filme sobre poupança de água. Este filme foi realizado pelas turmas B e C do 7º ano, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em várias disciplinas. A atividade descrita foi integrada na semana da leitura e contribuiu deste modo para a sensibilização da comunidade escolar para a escassez deste recurso e necessidade de a utilizar correta e eficientemente.

Sarau de poesia

O Sarau de Poesia realizou-se no dia 23 de março, pelas 21:30h, no espaço do refeitório da escola sede de agrupamento e aberto à comunidade educativa.

Este evento procurou ser uma ode à leitura com a declamação de poemas inéditos.

A participação dos alunos nos vários momentos de leitura foi excelente, destacando-se também os apresentadores do evento, dois alunos do 9º ano. A Associação de Pais e Encarregados de Educação também nos brindou com um poema muito divertido.

Neste evento foram ainda entregues os certificados de participação aos alunos envolvidos no concurso Faça lá um Poema e no Concurso Nacional de Leitura.

A Professora Bibliotecária, Ana Paula Souto, em nome de toda a equipa, agradeceu à comunidade educativa, bem como a todos os participantes pelas suas prestações que abrilhantaram o evento, marcado pelo talento e dedicação de todos os que nele estiveram envolvidos, contribuindo para o seu sucesso. Deixou também um agradecimento especial aos funcionários pelo seu empenho e dedicação na decoração do espaço.

No final, os presentes foram agraciados com uma mesa de degustação preparada pela formadora e por alunos do Curso CEF de Cozinha, que deliciaram os sentidos!

Este foi o excelente culminar da Semana da Leitura 2018, no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde!

Visita de estudo ao Museu Militar e à Benfica TV- Estádio da Luz

Os alunos do 9º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Militar e à Benfica TV, no Estádio da Luz, dinamizada pelas docentes de História e de E.M.R.C.

De manhã os alunos visitaram o Museu Militar, o que constituiu uma grande surpresa para muitos, pela enorme riqueza histórica e pelo espólio do museu. A visita ajudou à descoberta de conteúdos específicos sobre a história militar portuguesa bem como à consolidação de conteúdos relativos à participação de Portugal na Grande Guerra.

Para almoçar, escolhemos a zona do Parque das Nações, foi mais um grande e salutar momento de partilha e convívio entre alunos e professores.

Da parte da tarde, com um grande espírito desportivo por parte de todos os alunos, incluído adeptos e não adeptos, visitámos os estúdios da Benfica TV, com visita guiada ao Estádio da Luz. Foi possível visualizar as secções e profissionais necessários à produção de um programa televisivo.

Em qualquer um dos locais visitados destacamos o profissionalismo, simpatia e atenção dos guias.

Como reconhecimento pelo comportamento exemplar dos alunos, já na hora de regresso, os mesmos puderam desfrutar de algum tempo livre, no Centro Comercial  Colombo.

25 de Abril de 1974

“Revolução dos cravos “

No âmbito das comemorações da Revolução do dia 25 de Abril de 1974, foi inaugurada, no dia 20 de abril, na biblioteca da escola sede, uma exposição constituída por trabalhos realizados pelos alunos do 2.º ciclo na disciplina de História e Geografia de Portugal. O resultado dos trabalhos primou pela criatividade, imaginação e liberdade, ilustrando a perspetiva histórica desta revolução aos olhos dos alunos de hoje.


Informações Provas 2017/2018

Ensino Básico - Informação Provas de AFERIÇÃO

Pág. 2 de 22