aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Atividades de Natal 2015

Natal 2015

Basquetebol 3x3 e Corta-Mato

Decorreu no passado dia 16 de Dezembro no período da tarde o torneio de Basquetebol 3x3 da nossa escola.

A prova  teve uma adesão bem interessante, pois participaram 29 equipas, num total de 116 alunos envolvidos. Deste apuramento saíram as equipas apuradas para o torneio regional 3x3.

Basket 3x3

Decorreu no passado dia 16 de Dezembro o Corta-Mato concelhio das escolas de Peniche, prova organizada pelas escolas do concelho e com o apoio da Câmara Municipal de Peniche.
Pela primeira vez esta prova decorreu nos terrenos em frente à escola sede do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde. A prova teve bastante adesão, mostrando ter sido uma aposta ganha quanto à troca de espaço. O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde esteve representado por 160 alunos inscritos. Toda a prova contou com a participação de 532 alunos.

É de salientar as prestações dos seguintes alunos:

1º Lugar - Guilherme Real - Infantis A Masculinos
1º Lugar - Diogo Gomes - Iniciados Masculinos
Medalha de participação - Ricardo Silva

Corta Mato

Oficina de Escrita Criativa e de Gramática

Oficina Escrita Criativa

Várias foram as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto TEIP 3 (Clube de Leitura), em assessoria pedagógica e em parceria com a Biblioteca Escolar, cujo balanço, na opinião dos docentes e discentes envolvidos, é francamente positivo.

As docentes de Português, Paula Santos e Elisabete Esteves, em parceria pedagógica, e com a colaboração da Equipa da Biblioteca Escolar, promoveram e dinamizaram, no espaço da biblioteca, oficinas de Escrita Criativa e de Gramática envolvendo todas as turmas A, B, C e D do 7º ano. Estas oficinas incidiram sobre o estudo dos textos de caráter jornalístico e texto poético, culminando na criação de belíssimos poemas subordinados ao tema do agrupamento “O Mar”. As turmas em questão criaram ainda um poema coletivo intitulado “Sem rumo…” que constará de uma exposição a realizar na biblioteca da nossa escola. É de destacar a motivação dos alunos e a qualidade dos trabalhos produzidos que culminará na criação de um livro digital e um Sarau de Poesia que terá lugar durante a Semana da Leitura a realizar-se no 2º período.

Para além disso, foi criado e dinamizado pelas docentes um Concurso de Gramática intitulado “Dar pontapés na gramática”, cuja primeira sessão decorreu na biblioteca no dia 10 de dezembro. Os resultados obtidos pelos alunos nesta primeira sessão foram bastante positivos, tendo-se apurado os três alunos com os melhores resultados em cada turma:

7ºA

7ºB

nº 3, Daniela Farinha (1º lugar)

nº 9, João Carvalho (2º lugar)

nº 15, Marta Simão (2º lugar)

nº 19, Tomé Li (1º lugar)

nº 11, Maria Conceição (2º lugar)

nº 20, Valentina Nunes (2º lugar)

7ºC

7ºD

nº 12, Joana Rijo (1º lugar)

nº 9, Inês Santana (2º lugar)

nº 2, Ana Garcia (3º lugar)

nº 10, Mariana Farto (1º lugar)

nº 6, Iara Dias (2º lugar)

nº 9, Joana Jorge (3º lugar)

Outras sessões se seguirão e, no final do ano letivo, promover-se-á um concurso entre turmas apurando-se os três melhores alunos, no Domínio da Gramática, do 7º ano. Haverá prémios para os melhores “Gramáticos”!

Saliente-se que os discentes procederam à avaliação desta dinâmica, mediante o preenchimento de um inquérito, considerando as atividades úteis, interessantes, esclarecedoras e práticas, permitindo-lhes um apoio mais individualizado, o esclarecimento de dúvidas, uma maior motivação para aprendizagem e uma consolidação dos conteúdos lecionados.

Saliente-se que estas metodologias e estratégias foram e continuarão a ser operacionalizadas com o intuito de melhorar as aprendizagens dos alunos e promover o seu sucesso escolar.

Relatório de autoavaliação 2014/2015

Decorreu no passado dia 2 de dezembro a apresentação dos resultados da autoavaliação do agrupamento D. Luís de Ataíde. A apresentação contou com a colaboração da Dra. Filipa Carvalho ao qual a direção agradece a sua participação. A apresentação contou ainda com a presença de todo o pessoal docente e não docente do agrupamento.

Na sequência das apresentações já efectuadas, torna-se público o relatório final da autoavaliação 2014/2015 do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.

Apresentacao Relatorio Autoavaliacao

No dia 26 de novembro pelas 18:30 decorreu a primeira apresentação pública do processo de autoavaliação do nosso agrupamento aos representantes de toda a comunidade escolar com assento no conselho geral. Nesta apresentação foi exposto o método, as várias etapas e os resultados da autoavaliação de todo o agrupamento. Todo este processo contou com a colaboração dos Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Pessoal não docente.

A direção agradece todo o trabalho e dedicação da coordenadora Prof. Lígia Neves e toda a sua equipe bem como a todos os que colaboraram no preenchimento dos questionários. Informa-se ainda, que deste extenso trabalho resultaram algumas oportunidades de melhoria que serão objeto de trabalho no decorrer dos próximos dois anos. As oportunidades de melhoria irão integrar o plano de melhoria do agrupamento.

Informa-se ainda que no dia 2 de dezembro irá decorrer a apresentação pública a todos os docentes e funcionários. Após esta apresentação será publicado na página web do agrupamento, para conhecimento público, o relatório final resultante do processo de autoavaliação.

Apresentação Relatorio Autoavaliação

Programa EcoValor 2015/2016

EcoValor

Destinatários

O programa EcoValor 2015/2016 destina-se a todos os municípios da área de intervenção da Valorsul.

Objetivos

Desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização ambiental dedicadas ao tema dos resíduos urbanos.

Concurso Separa e "Ganha"

O concurso consiste numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, do mesmo município. As escolas serão premiadas de acordo com as quantidades separadas para reciclar. Este ano haverá prémio para todas as escolas que separarem mais de 70 sacos.

Pretende-se

- aumentar as quantidades de plástico, metal e pacotes de bebida separadas para reciclar;

- sensibilizar e educar a comunidade escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta utilização do Ecoponto Amarelo.

Ecoponto Amarelo

Embalagens de plástico, pacotes de bebidas, latas e sacos de plástico (embalagens espalmadas para ocupar o menor espaço possível);

Todas as escolas terão acesso a suportes para sacos e sacos de plástico transparente.

Regulamento

- o período de recolha decorre de janeiro a 31 de maio de 2016;

- para poder concorrer, cada escola tem de apresentar pelo menos 70 sacos;

- cada saco deve pesar aproximadamente 6,5 Kg;

- no portal da Valorsul, mensalmente serão apresentados resultados atualizados;

- a entrega de sacos mensal é acompanhada de fotografias dos mesmos que serão enviadas para a Valorsul;

- os resultados finais serão apresentados em 15 de junho de 2016.

Escola Amiga

Realizou-se no passado dia 23 de novembro, pelas 18h na Biblioteca da E.B. 2,3 D, Luis de Ataide uma Ação de (in) formação sobre Epilepsia, promovida pela ELI Bombarral/Peniche em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Centro de Solidariedade e Cultura de Peniche. Foi dinamizada pela equipa “Escola Amiga” da Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia, com o objectivo de numa atuação coordenada, sensibilizar  os profissionais de educação (docentes, E.E. e não docentes), da área de abrangência da ELI, para os problemas da qualidade de vida das crianças com Epilepsia, bem como preparar os mesmos para identificar e lidar com uma crise Epiléptica em contexto educativo.

Esta foi uma acção que contou com uma elevada adesão por parte das diversas IPSS do concelho, Jardins de Infância e Escolas de 1º ciclo do Agrupamento, tendo sido excedido as expectativas, quer em número de participantes (contou ainda com a presença de alguns profissionais de saúde da comunidade local), quer em termos do conteúdo apresentado. Estiveram presentes, ainda, alguns profissionais de saúde.

Escola Amiga

Horários 2015/2016

 

Pode consultar os HORÁRIOS - 2015/2016

 

A abertura do ano lectivo 2015/16, será dia 17 de Setembro, pelas 9h30, para todas as turmas do 5º ano e respectivos encarregados de educação.

Dia 18, pelas 10h30, terá lugar a receção a todas as turmas dos 2º e 3º ciclos, conforme calendário afixado na escola.

Neste dia, a escola vai promover um pequeno convívio, no âmbito do tema genérico adotado para 2015-2016 - “O Mar” - aberto a toda a comunidade escolar iniciando assim mais um ano lectivo.

Dia 17 de setembro de 2015

10h30 – Receção aos alunos e encarregados de educação.

Sala B05 – 5ºA

Sala B06 – 5ºB

Sala B07 – 5ºC

Sala B08 – 5ºD

 

Dia 18 de setembro de 2015

10h00 – Receção aos alunos.

Sala B05 – 5ºA

Sala B06 – 5ºB

Sala B07 – 5ºC

Sala B08 – 5ºD

10h00 – Receção aos alunos e encarregados de educação.

Sala A01  –  6ºA                                      Sala  TIC –  7ºE

Sala AC1 –  6ºB                                       Sala CC1  – 8ºA

Sala A03  –  6ºC                                      Sala CC2 – 8ºB

Sala AM1 – 6ºD                                       Sala A02 – 8ºC

Sala AC2  – 7ºA                                       Sala B11 – 8ºD

Sala EV1  – 7ºB                                       Sala C13 – 9ºA

Sala B09  –  7ºC                                      Sala C14 – 9ºB

Sala B10  –  7ºD                                      Sala C15 – 9ºC

Sala BT1 – Curso vocacional cozinha

Sala B12 – Curso vocacional surf

12h00 –  "Festa de Boas Vindas"

 

Key for Schools - Informação

 

Encontra-se afixado na escola sede do agrupamento os resultados do teste key for schools.

Os alunos podem levantar o respetivo comprovativo de classificação (statement of results), nos serviços administrativos.

 

Avaliação 3º período

 

Por solicitação do Ministério da Educação as avaliações serão publicadas no decorrer da próxima semana em ambiente de acesso reservado aluno a aluno.

 

Avaliação interna do 9º ano (avaliação final dia 9 de julho)

VEJA TAMBÉM O QUADRO DE HONRA

Pág. 11 de 21