aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Orientação da Direção Geral de Saúde (DGS) a propósito do surto de sarampo.

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

O sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus com uma evolução, habitualmente, benigna mas que pode ter consequências graves.

Coberturas vacinais

A nível nacional, a cobertura vacinal, ou seja, a proporção de vacinados contra o sarampo na população é muito elevada (98% para a primeira dose e 95% para a segunda dose). Por esta razão, e também pela imunidade de grupo, a probabilidade de propagação do vírus é muito reduzida, incluindo em meio escolar.

Como se sabe, a imunidade de grupo resulta do efeito de proteção indireta da população quando a grande maioria está vacinada. Assim, o vírus não encontra “terreno” para circular e provocar doença.

Por outro lado, também se compreende que a imunidade de grupo protege toda a comunidade, nomeadamente as poucas crianças que, por circunstâncias específicas, não estão vacinadas.

É, pois, importante que todas as crianças sejam vacinadas, para benefício próprio e da população em geral.

A história, em Portugal, regista um sucesso neste domínio, na medida em que o Programa Nacional de Vacinação alcançou as metas mais exigentes a nível da Europa.

Verificação do Boletim Individual de Saúde (Boletim de Vacinas)

Como é habitual, no ato de matrícula e sua renovação deve ser verificado se a vacinação recomendada está em dia; se não estiver, os pais devem ser aconselhados a ir ao centro de saúde para atualização das vacinas.

Recomendações para vacinação

A vacina contra o sarampo está disponível nas unidades de saúde, gratuitamente. É combinada com as vacinas contra a parotidite epidémica (papeira) e a rubéola, numa única administração, pelo que é conhecida pela sigla VASPR.

As idades recomendadas no atual Programa Nacional de Vacinação, que entrou em vigor em 2017, são aos 12 meses para a 1ª dose e aos 5 anos para a 2ª dose.

A vacinação antes destas idades está prevista no Programa Nacional de Vacinação para situações excecionais, sendo apenas administrada mediante prescrição médica e respetiva fundamentação, em particular para pessoas que estiveram em contacto com doentes.

Afastamento temporário escolar

Os delegados de saúde verificam a existência de contacto com um doente em fase de contágio e sugerem, quando indicada, a vacinação. Nestes casos, e perante a recusa da vacinação de qualquer membro da comunidade escolar, em situação de pós-exposição, aconselha-se a não frequência da instituição durante 21 dias após o contacto.

Saúde escolar

Não há razões para temer uma epidemia de grande magnitude, uma vez que a larga maioria das pessoas está protegida.

A rede de equipas de saúde escolar e todas as unidades dependentes do Ministério da Saúde estão disponíveis para apoiar a Comunidade Escolar. A Direção-Geral da Saúde, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , presta informações aos representantes da Comunidade Escolar.

Por outro lado, a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) assegura, como habitualmente, respostas concretas às questões colocadas pelo telefone. A Direção-Geral da Saúde continua a monitorizar a situação e a informar a sua evolução, em conjunto com outras instituições dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Avaliação 2º Período 2016/2017

Já podem ser consultadas as avaliações do 2º período! - Plataforma actualizada às 17:30 do dia 7/04/2017.

De acordo com as directrizes superiores vimos informar que as avaliações encontram-se em área reservada no portal sige3.

Para consultar as avaliações devem clicar sobre o icone do portal SIGE3 e efectuar o login. Cada aluno terá apenas acesso às suas próprias avaliações clicando no botão notas. Os encarregados de educação também têm acesso às mesmas pelo login de encarregado de educação.

Mais se informa que todas as avaliações já se encontram afixadas no interior do espaço escolar.

logotipo sige3

Food, fun and leisure.

No âmbito da disciplina de Inglês, integrado no tema “Food, fun and leisure”, os alunos do  6º e 8º anos assistiram, no passado dia 16 de março, à estreia do filme “ Beauty and the Beast” em Torres Vedras. Seguiram depois para o almoço que se realizou no Parque das Nações em Lisboa, no restaurante “Clube do Hambúrguer”. Depois do almoço participaram no “photopaper” numa busca incessante por vocabulário em inglês, apercebendo-se assim da influência desta língua no dia a dia.

Apesar de todos os obstáculos que surgiram à última da hora, tratou-se de uma experiência positiva e do agrado dos alunos. Foi um dia muito divertido proporcionando a muitos deles uma experiência única e alguns momentos inesquecíveis.

No dia 14 de março, o dia de St. Patrick proporcionou aos nossos alunos, coadjuvados pelos docentes de Inglês, um verdadeiro Bar Irlandês subordinado ao tema “Beatles”. Os alunos participaram ativamente na atividade, tendo acesso a bebidas, pipocas, música tipicamente Inglesa e muitos brindes, proporcionando assim uma experiência cultural e ambiente próprio da cultura Inglesa. Foi um dia em cheio!

Concerto Primavera

Dramatização - O Romance não tão trágico de Inês de Castro

Roteiro do Bom Turista

Na E.B /J.I. de Prageira estamos a construir um roteiro do bom turista, enquadrado no tema aglutinador do agrupamento “Turismo” nas suas 3 vertentes: gastronomia, desportos náuticos e património. Aqui estão algumas das descobertas que fizemos no primeiro período:

Kit do bom turista e comemoração do dia mundial sem carros: visita ao monumento da Nª Sra. da Boa Viagem

Comemoração do Dia da Alimentação – Visita à Quinta Colheitas D’Óbidos

Comemoração do Dia da Alimentação – Visita ao Mercado Municipal, provas gastronómicas e descoberta das camarinhas, fruto endémico existente em Peniche

O Surf: Ida à praia por altura do Campeonato de Surf para observação de aspetos relacionados com a modalidade e com o Turismo e visita à loja da Rip Curl próxima do nosso estabelecimento

Comemoração do Pão-Por-Deus com a elaboração de cestas com materiais reciclados, recriando o maquino dos pescadores e que foi decorado com as cores do município

Visita à Orla Costeira de Peniche: Cabo Carvoeiro, Ponta do Trovão (Parafuso Dourado) e Filtro de Peniche para conhecer o património natural e geológico de Peniche.

Comemoração de Natal com ida ao Circo de Natal ao Coliseu dos Recreios e lanche comemorativo de estabelecimento.

Vamos continuar as nossas descobertas

… e regista-las no nosso roteiro do bom turista

Cantar as Janeiras

Fomos cantar as Janeiras ao Jardim Infantil da Colónia Balnear, à Junta de Freguesia e ao Agrupamento, para que não se perca uma tradição que é tão antiga. Fomos muito bem recebidos em todos os locais.

Os meninos do Jardim também nos presentearam com um belo momento musical entoando canções do seu reportório musical e relacionadas com os Reis. A Junta de Freguesia, na pessoa do Sr. Presidente ofereceu-nos guloseimas que as crianças muito apreciaram, e o Diretor do Agrupamento brindou-nos com sumos e guloseimas.

Dia do Mágico

No passado dia 31 de janeiro a nossa Escola festejou o Dia do Mágico com a presença de um mágico. Esta atividade, da iniciativa da professora bibliotecária do Agrupamento, proporcionou alguns momentos de magia que muito encantaram todos os alunos e professores!

Carnaval 1º Ciclo

Maré de Poesia

Antologia de Poemas

O livro Maré de Poesia é um projeto que foi concebido ao abrigo do Projeto TEIP, Clube da Leitura, em torno do tema anual do Agrupamento, «O Mar», e foi realizado em parceria com a Equipa da Biblioteca Escolar, no ano letivo 2015/2016.

Os poemas que dele fazem parte foram elaborados pelos alunos das turmas do 7ºA, 7ºB, 7º C e 7ºD, que atualmente se encontram no 8º ano, e resultaram de um trabalho de projeto, dinamizado pelas docentes Paula Santos e Elisabete Esteves, através da realização de uma Oficina de Escrita Criativa em parceria com a Biblioteca Escolar.

A decisão final de publicar esta antologia na página oficial do Agrupamento resultou da qualidade do trabalho realizado, do empenho e entusiasmo que os alunos foram revelando ao longo de todo o processo de aprendizagem.

Na verdade, este livro constitui prova da sensibilidade poética dos nossos jovens e da sua relação de afinidade com o mar, presente na identidade e na memória coletiva das gentes de Peniche.

Dirigimos os nossos agradecimentos a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização deste projeto.

Por fim, fazemos um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Peniche, na figura do seu Presidente, Henrique Bertino Antunes, pelo especial contributo e patrocínio na publicação deste livro.

Pág. 17 de 35