aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Guilherme Fonseca - Campeão Nacional de Esperanças Sub 12, 14, 16 e 18

No dia 10 de fevereiro esteve presente na escola D. Luís de Ataíde um jovem atleta surfista de 16 anos, Guilherme Fonseca.

  • Falou-nos das suas viagens ao estrangeiro em competição e lazer;
  • Falou também das suas pranchas de surf e as suas características;
  • Falou do seu futuro como atleta de surf e os seus sonhos com empresário de surf;
  • Falou sobre o seu spot de surf (supertubos);
  • Referiu a visão dos outros atletas em relação a Portugal ser o melhor sítio de surf na Europa;
  • Por fim falou sobre a excelente oportunidade deste curso e as muitas saídas profissionais.

Dia da Amizade na D. Luís de Ataíde

Animação de pátio dinamizada pelo GAAF, sendo os responsáveis a Psicóloga Verónica Sousa e o Técnico de Ação Social Manuel Luís.

Os alunos escreveram frases alusivas à amizade, colocaram-nas em balões e lançaram ao ar. Assistiu-se ainda a um momento musical com o aluno Alexandre Rodrigues.



O Sono do Herói

O projeto “O sono do herói”, criado e dinamizado pelos professores Paula Santos, Ana Paula Souto e João Neves, surgiu no âmbito do projeto do Plano Nacional de Leitura e do Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica “Dormir + para Ler Melhor” e foi apresentado à comunidade educativa no dia 30 de novembro, na biblioteca da nossa escola, através da leitura dramatizada de um excerto do livro “O meu amigo, o sono”, protagonizada pela professora Paula Santos e os alunos Ana Rute Santos e Francisco Martins do 8ºC. Deu-se ainda a conhecer a nossa “Almofadinha” que nos sensibiliza a todos para a importância do sono na nossa saúde e que se encontra exposta no bloco A.

Continuar...

Notícias de EMRC

Escola de S. José - Guiné-Bissau

Anualmente, o agrupamento de escolas D. Luís de Ataíde angaria dinheiro através da Campanha de Natal, em que os alunos, essencialmente, vendem rifas. Esta venda tem vários objetivos, entre os quais o de ajudar a melhorar a Escola de São José, em Guiné-Bissau, que se ajudou a construir há, sensivelmente, 12 anos.

Assim, sendo na passada quarta-feira, dia 29 de janeiro, o Sol Sem Fronteiras (Solsef), que é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento),veio à nossa escola. Esta organização é uma associação de inspiração cristã, de jovens para jovens, que aposta em projetos relevantes e promove a solidariedade de forma criativa e irreverente além fronteiras.

A Raquel, Ana e a Ana Raquel (representantes do Solsef) vieram dar o seu testemunho de voluntariado efetuado na Guiné-Bissau, bem como as suas experiências e trabalho efetuado pela organização. Por fim, a nossa escola, representada pela Mariana Guerreiro, do 5ºD, teve o privilégio de lhes entregar uma parte do dinheiro angariado na Campanha de Natal, para que se possam efetuar melhorias na Escola de São José, em Bajob.

Dia da Amizade

Na Escola Básica do 1º Ciclo Nº 1 foi comemorado o Dia da Amizade no dia 14 de fevereiro.

Foram desenvolvidas várias atividades alusivas ao tema:

Escrita de textos; Poemas; Mensagens; Canções com coreografia

Estas atividades foram desenvolvidas em sala de aula e também no Projeto “A Brincar também se aprende”.


Procedimento Concursal

Procedimento concursal - contratação de um docente para o grupo 500

Grupo 500 - Matemática

Lista de Ordenação - NOVO

Visita de estudo de Português e História – 9º ano

Do Auto da Barca do Inferno à Assembleia da República

No dia 16 de janeiro, os alunos de todas as turmas do 9º ano e CEF Empregado de Mesa tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro Auto da barca do Inferno no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Para além disso, docentes e discentes assistiram, ainda, a uma sessão plenária na Assembleia da república, podendo aperceber-se da dinâmica da democracia portuguesa.

Importa referir que a sátira intemporal da obra de Gil Vicente permitiu criar um espetáculo, apresentado nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, onde a proximidade com o público escolar e a sociedade atual nos obriga a refletir sobre a nossa condição. Foi, sem dúvida, uma peça teatral, cuja interpretação e música contemporâneas que acompanham o jogo entre os atores, tiveram como resultado um espetáculo divertido, cheio de ritmo, dinamismo e interação. Na verdade, os nossos alunos puderam participar como figurantes do auto, interagindo com os atores, e por breves momentos, partilhar da máxima latina “ridendo castigat mores”.

É de salientar ainda que os alunos envolvidos visitaram o Mosteiro dos Jerónimos, um monumento fundamental da arquitetura manuelina do séc. XVI, consagrado à descoberta do caminho marítimo para a Índia e classificado pela UNESCO como Património Mundial.

Esta atividade cujo balanço foi bastante positivo dados os conhecimentos adquiridos, a postura dos alunos e a relação salutar estabelecida entre todos, foi organizada e dinamizada pelos professores de Português e História do 3º ciclo e os discentes foram acompanhados pelos professores Paula Santos, Paula Farto, Cristina Balau, Ana Cristina Silva, Susana Rocha e José Paulo.

É de salientar ainda que o referido auto consta da lista de obras e textos para Educação Literária propostas nas Metas Curriculares de Português do 9º ano e, como tal, é alvo de análise e estudo em sala de aula, proporcionando aos discentes um contacto direto com as personagens e com o texto de Gil Vicente, considerado por muitos o pai do teatro português.

Desporto Escolar - Corta Mato do Oeste

Dos alunos apurados para esta prova desportiva compareceram no embarque 37 alunos.

É de louvar todos os alunos participantes pela sua determinação e desgaste físico, atendendo às difíceis condições atmosféricas e consequente estado do solo que os obrigou a um esforço suplementar, não tendo nenhum deles desistido de uma prova tão difícil nos respectivos escalões etários.

Salienta-se ainda o brilhante desempenho dos alunos que representavam a escola no escalão infantil B masculinos, os quais obtiveram o 2º lugar da classificação por equipas:

Dinis Ribeiro - 7º C

João Dinis - 7º D

Diogo Gomes - 7º B

Tiago Ferreira - 7º D

OS NOSSOS PARABÉNS!!!

DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ

30 DE JANEIRO

A comemoração deste dia, a partir de 1964, teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz.

Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.

A  Escola Básica do 1º ciclo nº 4 e o Jardim de Infância do Alemão, convidaram a comunidade educativa a marcarem presença neste Estabelecimento de Educação, para em conjunto, assinalarem esta data.

Agradecemos a presença de todos os que compareceram na nossa escolinha!


Dia de Reis - JI Alemão

O nosso bolinho rei

No dia 6 de janeiro, festejámos o dia de Reis no nosso Jardim de Infância do Alemão.

Depois de vermos a história dos “ 3 Reis Magos” no quadro interativo, fomos fazer 1 bolo rei… 1 não, muitos…. Porque cada um de nós, amassou, enfeitou e levou para casa para a Mãe e o Pai cozerem no forno e comermos quentinho!

A receita está aqui! Ficou tão bom !!!!!!! Querem experimentar? É fácil de fazer.

bolo rei

Oficina Reciclagem de Vestuário

imagem Oficina

Pág. 20 de 23