aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Atletismo Mega Sprinter 2018

O Agrupamento de Escolas Dom Luís de Ataíde participou na atividade de Atletismo Mega Sprinter – Fase Regional, que decorreu no Estádio Municipal de Mafra.

A participação dos alunos foi muito positiva, tendo os mesmos alcançado bons resultados desportivos e aproveitado para conviver com alunos das outras escolas.

Estiveram presentes os alunos: Flávia Ribeiro (6ºA), Beatriz Marques (6ºA), Esperança Bissula (6ºA), Daniela Clara (7ºA, ), Bernardo Ferreira (8ºA), Diogo Cardoso (8ºA), Genilson Martins (8ºA), Diogo Soares (8ºB), Luís Alves (8ºB), Diogo Pereira (CEF) e Marcelo Tavares (CEF).

O aluno Luís Nobre, do 9º A, foi apurado para participar no Campeonato Nacional de Surf de Desporto Escolar, que decorrerá nos próximos dias 21, 22 e 23 de Março, na Costa da Caparica, sendo o mesmo acompanhado pelo professor Paulo Renato, da Escola Secundária de Peniche, responsável pelo Centro de Formação Desportiva de Surf da Coordenação Local do Oeste.

Semana da Leitura 2018

Semana da Leitura decorreu no agrupamento entre os dias 19 e 23 de março. Este evento foi promovido pela equipa da biblioteca escolar, em articulação com a comunidade educativa, através da dinamização de atividades diversificadas, cujo enfoque temático versou a importância da leitura.

Foi realizado um vasto leque de atividades, que contou com um grande envolvimento dos alunos, constituindo assim uma celebração da leitura. Das atividades realizadas, destacam-se as apresentadas a seguir.

Hora do conto

A Biblioteca Escolar (BE) recebeu a visita de Ângela Malheiros, bibliotecária municipal, para dinamizar algumas horas do conto com os alunos das turmas do 5º ano.

Desta feita, a inspiração veio da frase que está escrita nos degraus de acesso à BE: “Ao chegares ao topo destes degraus, deixa-te envolver pelo maravilhoso mundo das palavras!”

As sessões fizeram-se de partilha sobre este maravilhoso mundo da escrita, da leitura e da comunicação, tendo alguns livros como ponto de partida, nomeadamente: “O lobo que não gostava de ler” de Orianne Lallemand; “Deu-me o nome LIBERDADE o avô Agostinho da Silva”, de Patrícia Martins Tenório; “Cartas aos heróis”, de José Jorge Letria; “Uma última carta”, de Antonis Papatheodoulou e “Todas as respostas às perguntas que nunca te fizeste” de Philippe Nessmann e Nathalie Choux.

Os alunos participaram com interesse e entusiasmo nas atividades dinamizadas.

Momentos de Leitura

Por iniciativa própria, os alunos do 6.º D dinamizaram momentos de leitura, textos poéticos da sua autoria, aos seus colegas de turmas do 9.º ano.

Em articulação com a docente de Educação Especial foi apresentado um excerto do “Diário de Sebastião da Gama” aos alunos do 2.º ciclo. Procedeu-se ainda à leitura recreativa de poesia de diferentes autores lusófonos em contexto de sala de aula.

Todas as atividades, que decorreram durante a Semana da Leitura, pautaram-se por uma grande envolvência dos alunos e professores, pelo que o balanço é bastante positivo.

“Com letras se escrevem palavras, com palavras se faz um livro!”

A Associação de Pais e Encarregados de Educação preparou uma atividade para ser desenvolvida com as turmas do Agrupamento. Para este efeito, construíram vários cubos em cujas faces estavam inscritas letras.

Os alunos escolhiam uma palavra que construíam com as letras disponíveis. No papel de cenário registavam algo alusivo à palavra escolhida. O papel de cenário foi depois colocado em molduras de madeira e o resultado final exposto na biblioteca e nos locais contíguos. Os alunos participaram com entusiasmo, tendo sido muito criativos.

“A Poesia das Palavras”

Durante a Semana da Leitura, a docente de Português e membro da Equipa da Biblioteca Escolar, Paula Santos, dinamizou, em parceria com a BE, a atividade “A Poesia das Palavras” envolvendo alunos do 9º ano. Foi realizado um jogo de associação de palavras utilizando os títulos dos poemas lecionados em sala de aula e os temas a eles associados, criando uma dinâmica de grupo que permitiu aos alunos brincar com as palavras, dando-lhes novos sentidos, simbólicos, polissémicos e emocionais.

A participação de todos os alunos envolvidos foi entusiasta na partilha de vivências e experiências associadas aos significados, por vezes, inesperados das palavras e ao seu valor.

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março, comemorou-se o dia Mundial da Água, apresentando-se na Biblioteca Escolar, a todas as turmas do 7º ano de escolaridade, um filme sobre poupança de água. Este filme foi realizado pelas turmas B e C do 7º ano, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em várias disciplinas. A atividade descrita foi integrada na semana da leitura e contribuiu deste modo para a sensibilização da comunidade escolar para a escassez deste recurso e necessidade de a utilizar correta e eficientemente.

Sarau de poesia

O Sarau de Poesia realizou-se no dia 23 de março, pelas 21:30h, no espaço do refeitório da escola sede de agrupamento e aberto à comunidade educativa.

Este evento procurou ser uma ode à leitura com a declamação de poemas inéditos.

A participação dos alunos nos vários momentos de leitura foi excelente, destacando-se também os apresentadores do evento, dois alunos do 9º ano. A Associação de Pais e Encarregados de Educação também nos brindou com um poema muito divertido.

Neste evento foram ainda entregues os certificados de participação aos alunos envolvidos no concurso Faça lá um Poema e no Concurso Nacional de Leitura.

A Professora Bibliotecária, Ana Paula Souto, em nome de toda a equipa, agradeceu à comunidade educativa, bem como a todos os participantes pelas suas prestações que abrilhantaram o evento, marcado pelo talento e dedicação de todos os que nele estiveram envolvidos, contribuindo para o seu sucesso. Deixou também um agradecimento especial aos funcionários pelo seu empenho e dedicação na decoração do espaço.

No final, os presentes foram agraciados com uma mesa de degustação preparada pela formadora e por alunos do Curso CEF de Cozinha, que deliciaram os sentidos!

Este foi o excelente culminar da Semana da Leitura 2018, no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde!

Visita de estudo ao Museu Militar e à Benfica TV- Estádio da Luz

Os alunos do 9º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Militar e à Benfica TV, no Estádio da Luz, dinamizada pelas docentes de História e de E.M.R.C.

De manhã os alunos visitaram o Museu Militar, o que constituiu uma grande surpresa para muitos, pela enorme riqueza histórica e pelo espólio do museu. A visita ajudou à descoberta de conteúdos específicos sobre a história militar portuguesa bem como à consolidação de conteúdos relativos à participação de Portugal na Grande Guerra.

Para almoçar, escolhemos a zona do Parque das Nações, foi mais um grande e salutar momento de partilha e convívio entre alunos e professores.

Da parte da tarde, com um grande espírito desportivo por parte de todos os alunos, incluído adeptos e não adeptos, visitámos os estúdios da Benfica TV, com visita guiada ao Estádio da Luz. Foi possível visualizar as secções e profissionais necessários à produção de um programa televisivo.

Em qualquer um dos locais visitados destacamos o profissionalismo, simpatia e atenção dos guias.

Como reconhecimento pelo comportamento exemplar dos alunos, já na hora de regresso, os mesmos puderam desfrutar de algum tempo livre, no Centro Comercial  Colombo.

25 de Abril de 1974

“Revolução dos cravos “

No âmbito das comemorações da Revolução do dia 25 de Abril de 1974, foi inaugurada, no dia 20 de abril, na biblioteca da escola sede, uma exposição constituída por trabalhos realizados pelos alunos do 2.º ciclo na disciplina de História e Geografia de Portugal. O resultado dos trabalhos primou pela criatividade, imaginação e liberdade, ilustrando a perspetiva histórica desta revolução aos olhos dos alunos de hoje.


Informações Provas 2017/2018

Ensino Básico - Informação Provas de AFERIÇÃO

Avaliações 2º Período

Já podem ser consultadas as avaliações do 2º período!

De acordo com as directrizes superiores vimos informar que as avaliações encontram-se em área reservada no portal sige3.

Para consultar as avaliações devem clicar sobre o icone do portal SIGE3 e efectuar o login. Cada aluno terá apenas acesso às suas próprias avaliações clicando no botão notas. Os encarregados de educação também têm acesso às mesmas pelo login de encarregado de educação.

Mais se informa que todas as avaliações já se encontram afixadas no interior do espaço escolar.

logotipo sige3

Sarau de Poesia 2018

Semana dos Afetos

Na passada semana, de 5 a 9 de fevereiro, comemorou-se na nossa escola, mais uma vez, a “Semana dos Afetos”, atividade incluída no projeto de Educação para a Saúde.  As comemorações incluíram o “Abraço à Escola” e a “ A Maçã dos Afetos ”.

O “Abraço à Escola”, decorreu na quinta-feira e toda a comunidade escolar abraçou a escola durante alguns minutos, simbolizando um espaço onde todos estamos integrados e nos sentimos bem (ver fotos).

A Maçã, é uma atividade que se realiza no âmbito da comemoração do Dia dos Afetos, e é uma atividade transversal às escolas / agrupamentos dos seis concelhos do ACeS Oeste Norte (Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche).

Este ano  a nossa escola contou com a preciosa ajuda da professora de EMRC, Susana Querido, que ao longo de várias semanas desenvolveu com as várias turmas, peças que estão/estiveram em exposição na biblioteca da nossa escola.

Khan Academy

Ministro da Educação destaca sucesso do projeto «Matemática e Khan Academy»


O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que o projeto-piloto «Matemática e Khan Academy», iniciado há um ano, está a ser um sucesso e elogiou o trabalho desempenhado pelos diretores, professores, encarregados de educação e alunos dos cinco agrupamentos escolares da região Oeste envolvidos na iniciativa.

A sessão de abertura da cerimónia de apresentação da utilização de meios e conteúdos digitais na educação, em Lisboa, contou com testemunhos de alunos sobre o projeto-piloto e ficou ainda marcada pela assinatura de protocolo entre a Direção-Geral da Educação, a Fundação Portugal Telecom, a Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Educom) e os diretos dos cinco agrupamentos escolares envolvidos.

O projeto-piloto foi pensado pela Khan Academy, adaptado pela Direção-Geral da Educação e contou com a participação dos agrupamentos escolares Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha), Josefa de Óbidos (Óbidos), Dom Luís de Ataíde (Peniche), Fernão do Pó (Bombarral) e do Cadaval.

Avaliações 1º Período

Já podem ser consultadas as avaliações do 1º período!

De acordo com as directrizes superiores vimos informar que as avaliações encontram-se em área reservada no portal sige3.

Para consultar as avaliações devem clicar sobre o icone do portal SIGE3 e efectuar o login. Cada aluno terá apenas acesso às suas próprias avaliações clicando no botão notas. Os encarregados de educação também têm acesso às mesmas pelo login de encarregado de educação.

Mais se informa que todas as avaliações já se encontram afixadas no interior do espaço escolar.

logotipo sige3

Projeto eTwinning

No nosso agrupamento no ano letivo 2016/2017 desenvolvemos o projeto eTwinning (Comunidade de Escolas Europeia) “Spring/Easter Cards Exchange” no âmbito da Educação Especial com os objetivos de valorizar e desenvolver as competências específicas de cada aluno e partilhar experiências com cerca de uma centena de escolas de vários países da Europa.

Neste projeto participaram várias docentes com o apoio da direção; os alunos do 4ºA da Escola Velha; os alunos das Unidades de Multideficiência do 1º e 3º Ciclo; alguns alunos que frequentavam a Casa Pedagógica e os alunos com apoio especializado da Educação Especial do 7ºB, 8ºA e 8ºD. Sendo de salientar o esforço e empenho de todos nas atividades desenvolvidas.

O trabalho de todas estas pessoas mereceu a atribuição do Selo de Qualidade Nacional e Europeu eTwinning, selos de qualidade concedidos a excelentes projetos que atingem um determinado padrão a nível nacional e europeu na inovação pedagógica; integração curricular; comunicação, colaboração e intercâmbio entre escolas parceiras; utilização das tecnologias e resultados, impacto e documentação. Este projeto também foi galardoado em outros países da Europa.

Links com lista de escolas e professores galardoados:

Selo de Qualidade Europeu

https://www.etwinning.net/pt/pub/highlights/schools-awarded-eql17.htm#c620

Selo de qualidade nacional

http://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Europeus/eTwinning/1_selos_nacionais_de_qualidade_2017.pdf

Pág. 3 de 23