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Orientação da Direção Geral de Saúde (DGS) a propósito do surto de sarampo.

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

O sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus com uma evolução, habitualmente, benigna mas que pode ter consequências graves.

Coberturas vacinais

A nível nacional, a cobertura vacinal, ou seja, a proporção de vacinados contra o sarampo na população é muito elevada (98% para a primeira dose e 95% para a segunda dose). Por esta razão, e também pela imunidade de grupo, a probabilidade de propagação do vírus é muito reduzida, incluindo em meio escolar.

Como se sabe, a imunidade de grupo resulta do efeito de proteção indireta da população quando a grande maioria está vacinada. Assim, o vírus não encontra “terreno” para circular e provocar doença.

Por outro lado, também se compreende que a imunidade de grupo protege toda a comunidade, nomeadamente as poucas crianças que, por circunstâncias específicas, não estão vacinadas.

É, pois, importante que todas as crianças sejam vacinadas, para benefício próprio e da população em geral.

A história, em Portugal, regista um sucesso neste domínio, na medida em que o Programa Nacional de Vacinação alcançou as metas mais exigentes a nível da Europa.

Verificação do Boletim Individual de Saúde (Boletim de Vacinas)

Como é habitual, no ato de matrícula e sua renovação deve ser verificado se a vacinação recomendada está em dia; se não estiver, os pais devem ser aconselhados a ir ao centro de saúde para atualização das vacinas.

Recomendações para vacinação

A vacina contra o sarampo está disponível nas unidades de saúde, gratuitamente. É combinada com as vacinas contra a parotidite epidémica (papeira) e a rubéola, numa única administração, pelo que é conhecida pela sigla VASPR.

As idades recomendadas no atual Programa Nacional de Vacinação, que entrou em vigor em 2017, são aos 12 meses para a 1ª dose e aos 5 anos para a 2ª dose.

A vacinação antes destas idades está prevista no Programa Nacional de Vacinação para situações excecionais, sendo apenas administrada mediante prescrição médica e respetiva fundamentação, em particular para pessoas que estiveram em contacto com doentes.

Afastamento temporário escolar

Os delegados de saúde verificam a existência de contacto com um doente em fase de contágio e sugerem, quando indicada, a vacinação. Nestes casos, e perante a recusa da vacinação de qualquer membro da comunidade escolar, em situação de pós-exposição, aconselha-se a não frequência da instituição durante 21 dias após o contacto.

Saúde escolar

Não há razões para temer uma epidemia de grande magnitude, uma vez que a larga maioria das pessoas está protegida.

A rede de equipas de saúde escolar e todas as unidades dependentes do Ministério da Saúde estão disponíveis para apoiar a Comunidade Escolar. A Direção-Geral da Saúde, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , presta informações aos representantes da Comunidade Escolar.

Por outro lado, a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) assegura, como habitualmente, respostas concretas às questões colocadas pelo telefone. A Direção-Geral da Saúde continua a monitorizar a situação e a informar a sua evolução, em conjunto com outras instituições dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Avaliação 2º Período 2016/2017

Já podem ser consultadas as avaliações do 2º período! - Plataforma actualizada às 17:30 do dia 7/04/2017.

De acordo com as directrizes superiores vimos informar que as avaliações encontram-se em área reservada no portal sige3.

Para consultar as avaliações devem clicar sobre o icone do portal SIGE3 e efectuar o login. Cada aluno terá apenas acesso às suas próprias avaliações clicando no botão notas. Os encarregados de educação também têm acesso às mesmas pelo login de encarregado de educação.

Mais se informa que todas as avaliações já se encontram afixadas no interior do espaço escolar.

logotipo sige3

Food, fun and leisure.

No âmbito da disciplina de Inglês, integrado no tema “Food, fun and leisure”, os alunos do  6º e 8º anos assistiram, no passado dia 16 de março, à estreia do filme “ Beauty and the Beast” em Torres Vedras. Seguiram depois para o almoço que se realizou no Parque das Nações em Lisboa, no restaurante “Clube do Hambúrguer”. Depois do almoço participaram no “photopaper” numa busca incessante por vocabulário em inglês, apercebendo-se assim da influência desta língua no dia a dia.

Apesar de todos os obstáculos que surgiram à última da hora, tratou-se de uma experiência positiva e do agrado dos alunos. Foi um dia muito divertido proporcionando a muitos deles uma experiência única e alguns momentos inesquecíveis.

No dia 14 de março, o dia de St. Patrick proporcionou aos nossos alunos, coadjuvados pelos docentes de Inglês, um verdadeiro Bar Irlandês subordinado ao tema “Beatles”. Os alunos participaram ativamente na atividade, tendo acesso a bebidas, pipocas, música tipicamente Inglesa e muitos brindes, proporcionando assim uma experiência cultural e ambiente próprio da cultura Inglesa. Foi um dia em cheio!

Concerto Primavera

Dramatização - O Romance não tão trágico de Inês de Castro

Roteiro do Bom Turista

Na E.B /J.I. de Prageira estamos a construir um roteiro do bom turista, enquadrado no tema aglutinador do agrupamento “Turismo” nas suas 3 vertentes: gastronomia, desportos náuticos e património. Aqui estão algumas das descobertas que fizemos no primeiro período:

Kit do bom turista e comemoração do dia mundial sem carros: visita ao monumento da Nª Sra. da Boa Viagem

Comemoração do Dia da Alimentação – Visita à Quinta Colheitas D’Óbidos

Comemoração do Dia da Alimentação – Visita ao Mercado Municipal, provas gastronómicas e descoberta das camarinhas, fruto endémico existente em Peniche

O Surf: Ida à praia por altura do Campeonato de Surf para observação de aspetos relacionados com a modalidade e com o Turismo e visita à loja da Rip Curl próxima do nosso estabelecimento

Comemoração do Pão-Por-Deus com a elaboração de cestas com materiais reciclados, recriando o maquino dos pescadores e que foi decorado com as cores do município

Visita à Orla Costeira de Peniche: Cabo Carvoeiro, Ponta do Trovão (Parafuso Dourado) e Filtro de Peniche para conhecer o património natural e geológico de Peniche.

Comemoração de Natal com ida ao Circo de Natal ao Coliseu dos Recreios e lanche comemorativo de estabelecimento.

Vamos continuar as nossas descobertas

… e regista-las no nosso roteiro do bom turista

Estatisticas da Página do Agrupamento

A página do Agrupamento D. Luís de Ataíde é a prova de que nem todos os projetos precisam de grandes formalismos para chegarem a bom porto, pois o desenvolvimento da página remonta a 2010 tendo tido origem numa conversa informal entre os professores Ricardo Silva (recém chegado à escola),  o Sr. Professor Jorge de Carvalho Presidente do Conselho Geral, Sr. Professor Rui Cintrão Diretor e a Sra. Professora Maria Helena Gil responsável pelo antigo jornal da escola (que fez manualmente os primeiros esboços que deram origem ao cabeçalho que perdura até hoje por forma a reconhecer todo o apoio que deu na fase inicial deste projeto). Foram sem dúvida três professores que apoiaram/incentivaram este projeto que cada vez mais assume um papel de extrema importância na divulgação da informação e das atividades escolares.

Hoje é um dia muito especial para a Página Web do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, pois é com uma enorme satisfação que damos a conhecer as estatísticas oficiais das visitas à nossa página no decorrer do ano civil passado. Estatísticas essas que são emanadas por uma das maiores companhias europeias na gestão de alojamentos de páginas de internet.

Janeiro - 140575, Fevereiro - 128267, Março - 128214, Abril - 135227, Maio - 158871, Junho - 126423, Julho - 60123, Agosto - 14018, Setembro - 230453, Outubro - 128984, Novembro - 117902 e Dezembro - 146601

Totalizando 1 515 658 de hits no ano civil de 2016, passando largamente a fasquia de um milhão de hits.

A página do agrupamento tem sido reconhecida por escrito em quase todos os documentos estruturantes do agrupamento, a saber, o relatório de auto avaliação 2014/2015 (com consultoria externa), o relatório de auto avaliação do triénio 2012/2015 (com a participação de toda a comunidade educativa) e no recente relatório da Avaliação Externa das Escolas da Inspeção Geral da Educação o que é um motivo de orgulho para todos os que têm vindo a colaborar positivamente com este projeto. Deixo algumas citações/evidências para aqueles que dão importância a este tipo de avaliações.

“Os circuitos de comunicação têm-se revelado eficazes, para o que contribui a combinação dos meios tradicionais com os eletrónicos. A página do Agrupamento na internet disponibiliza os documentos estruturantes, bem como um conjunto de informações relevantes sobre a sua organização e funcionamento, incluindo os resumos das reuniões do conselho geral. Divulga ainda, regularmente, as principais atividades que acontecem, o que concorre para manter bem informada a comunidade educativa. Através dela é também possível aceder ao programa de gestão escolar que fornece aos pais e encarregados de educação informação atualizada sobre a vida escolar dos respetivos educandos.”

Relatório de Avaliação Externa – Inspeção Geral da Educação

Podemos ainda verificar no ultimo relatório de auto avaliação 2014/2015 com consultoria externa, os demais pontos fortes,

Critério 4 – PARCERIAS E RECURSOS

O agrupamento tem assegurado serviços de informação acessíveis a toda a comunidade educativa, tendo como evidência a página Web do Agrupamento.

Os meios de comunicação com a comunidade educativa, desenvolvidos pelo agrupamento, são eficazes, tendo como evidência a página Web do Agrupamento.

Critério 5 - PROCESSOS

Os alunos encontram na biblioteca escolar um conjunto de atividades (exposições, palestras, sessões de poesia, concursos, ciclos de cinema, entre outros) que são úteis ao seu desenvolvimento, tendo como evidência a página do Agrupamento.

Critério 6 - RESULTADOS ORIENTADOS PARA OS ALUNOS E PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

A página web está muito completa, permitindo acesso a grande número de serviços, informações e notícias sobre a vida da escola

A página Web do agrupamento está bem organizada e é apelativa

A divulgação do Projeto Educativo e Regulamento Interno, tendo como evidência a página do Agrupamento.

A divulgação do Projeto Educativo é adequada, tendo como evidência a página do Agrupamento.

Os pais/encarregados de educação têm acesso aos documentos de divulgação pública através da página do agrupamento.

Critério 7 – RESULTADOS RELATIVOS ÀS PESSOAS

A direção disponibiliza toda a documentação necessária, tendo como evidência a página do Agrupamento.

O pessoal docente tem fácil acesso a toda a documentação que necessita, tendo como evidência a página do Agrupamento.

Critério 8 – IMPACTO NA SOCIEDADE

A página web do agrupamento é utilizada com bastante frequência.

O agrupamento disponibiliza informação relevante à comunidade educativa, nomeadamente através da página web.

E, por fim no último relatório de auto avaliação elaborado internamente sem consultoria, temos as seguintes citações:

Tendo a página Web como uma das evidências conseguiu promover o Agrupamento nas suas diferentes vertentes tornando-o um espaço educativo aberto à comunidade, com um nível 9 – Excelência.

Tendo a página Web como uma das evidências conseguiu contribuir para o desenvolvimento e valorização da identidade cultural do território local, com Nível 10 – Excelência.

Embora não esteja contemplada diretamente ou indiretamente para a página nenhuma ação no plano de melhoria do agrupamento, acredito que esta está longe de ser perfeita e por tal motivo assumo publicamente que atendendo às estatísticas apresentadas irá existir um esforço acrescido da minha parte para melhorar o que tem vindo a ser feito. Agradeço também a compreensão de todos os Professores, Encarregados de Educação, Pais, Funcionários e especialmente aos Alunos, pese embora o facto de a página não estar sempre devidamente atualizada. Por fim, deixo bem claro que este espaço será sempre um espaço para os Alunos e E.E. e que quando deixar de o ser entregarei o projeto a quem de direito.

Texto

Professor Ricardo da Silva

Cantar as Janeiras

Fomos cantar as Janeiras ao Jardim Infantil da Colónia Balnear, à Junta de Freguesia e ao Agrupamento, para que não se perca uma tradição que é tão antiga. Fomos muito bem recebidos em todos os locais.

Os meninos do Jardim também nos presentearam com um belo momento musical entoando canções do seu reportório musical e relacionadas com os Reis. A Junta de Freguesia, na pessoa do Sr. Presidente ofereceu-nos guloseimas que as crianças muito apreciaram, e o Diretor do Agrupamento brindou-nos com sumos e guloseimas.

Dia do Mágico

No passado dia 31 de janeiro a nossa Escola festejou o Dia do Mágico com a presença de um mágico. Esta atividade, da iniciativa da professora bibliotecária do Agrupamento, proporcionou alguns momentos de magia que muito encantaram todos os alunos e professores!

Carnaval 1º Ciclo

Maré de Poesia

Antologia de Poemas

O livro Maré de Poesia é um projeto que foi concebido ao abrigo do Projeto TEIP, Clube da Leitura, em torno do tema anual do Agrupamento, «O Mar», e foi realizado em parceria com a Equipa da Biblioteca Escolar, no ano letivo 2015/2016.

Os poemas que dele fazem parte foram elaborados pelos alunos das turmas do 7ºA, 7ºB, 7º C e 7ºD, que atualmente se encontram no 8º ano, e resultaram de um trabalho de projeto, dinamizado pelas docentes Paula Santos e Elisabete Esteves, através da realização de uma Oficina de Escrita Criativa em parceria com a Biblioteca Escolar.

A decisão final de publicar esta antologia na página oficial do Agrupamento resultou da qualidade do trabalho realizado, do empenho e entusiasmo que os alunos foram revelando ao longo de todo o processo de aprendizagem.

Na verdade, este livro constitui prova da sensibilidade poética dos nossos jovens e da sua relação de afinidade com o mar, presente na identidade e na memória coletiva das gentes de Peniche.

Dirigimos os nossos agradecimentos a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização deste projeto.

Por fim, fazemos um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Peniche, na figura do seu Presidente, Henrique Bertino Antunes, pelo especial contributo e patrocínio na publicação deste livro.

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