aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Articulação entre 1º Ciclo e 2º Ciclo

No dia 25 de maio, no âmbito de uma articulação entre 1.º e 2.º ciclos e sob orientação das professoras Ana Alves, Elisabete Esteves e Isabel Calado, os alunos do 5.ºC dinamizaram uma atividade de Língua Portuguesa aos seus coleguinhas mais novos do 1.º ano da Escola Velha. “Viver com a diferença” foi o tema escolhido, e a experiência agradou tanto aos alunos do 5.º ano, que fizeram de professores, como aos pequenitos da Escola Velha, que desempenharam o papel de alunos dos seus colegas durante a referida tarde.

Maré de Poesia - Convite

Concurso Museu da Marinha 2017

No âmbito das Comemorações do Dia da Marinha (20 de maio), o Museu de Marinha abriu a 2ª Edição do Concurso Literário, a nível nacional, destinado ao público escolar do 1º, 2º e 3º Ciclos – com o mote: “E num misto de entusiasmo e grande emoção, o marinheiro grita a plenos pulmões: terra à Vista! Terra à Vista! Terra à Vistaaa! “.

Os alunos do 8º ano, sob a coordenação e orientação da docente de Português, Paula Santos, participaram com bastante entusiasmo no referido concurso, num total de dezanove alunos, criando textos narrativos recheados de aventura e muitas peripécias.

O júri destacou alguns alunos pela qualidade e originalidade dos seus textos e um deles foi o nosso aluno, de quem tanto nos orgulhamos e a quem damos os nossos sinceros Parabéns!

Tomé Rosa Li – 8º ano – Turma B – 3º Ciclo

Todos os textos premiados e destacados estarão expostos ao público, no Museu de Marinha – Pavilhão das Galeotas, até dia 30 de junho de 2017, incluindo o texto do Tomé, intitulado “Antártida”.

A docente de Português felicita todos os alunos que participaram nesta iniciativa pela criatividade, dedicação e responsabilidade!

Tomé Rosa Li, Maria Marques, Valentina Nunes, Celina Fidalgo, Daniela Farinha, Diana Santos, João Pedro Carvalho, Marta Simão, Pedro Ramos, Rodrigo Bêa, Rodrigo Tavares, Rodrigo Veríssimo, Isaac Sousinha, Bruna Valentim, Hugo Maciel, Mariana Martins, Iara Dias, Mariana Farto e Guilherme Gil Cabral.

Zoo 2017

No dia 17 de maio, os alunos do 5º ano deslocaram-se ao Zoo numa visita de estudo interdisciplinar envolvendo ciências naturais, português, inglês e matemática. Além do  programa educativo (grupos acompanhados por guia) – “Adaptações e Comportamentos”, a biodiversidade foi dada a conhecer através das centenas de espécies existentes no ZOO.

Constou ainda desta visita a “Apresentação de aves em voo livre” e o show “Baía dos Golfinhos” que deliciou os presentes.

Além destas atividades, outros trabalhos realizados em sala de aula, nas disciplinas envolvidas, enriqueceram o conhecimento dos nossos alunos. Ficam as fotos para recordar um dia em que as aulas foram diferentes e do agrado de todos!

Projeto Animal - 2017

Tal como em anos anteriores, os nossos alunos do 5º ano de escolaridade realizaram projetos no âmbito do conteúdo “Diversidade Animal”, este ano com a parceria do “Projeto LifeBerlengas” e o apoio de elementos da SPEA. Para concretizar esta colaboração, elementos da SPEA, realizaram três sessões com todos os alunos do 5º ano desde o início do ano letivo: divulgação do “Projeto LifeBerlengas”, acompanhamento na pesquisa de informação sobre a fauna da Berlenga e por fim a apresentação dos projetos realizados. Para a concretização destes trabalhos foi solicitada a colaboração da família na execução da maquete que acompanha a informação sobre o animal escolhido.

É de realçar o empenho que todos mostraram na elaboração destes trabalhos e que é evidente na sua qualidade. Na Biblioteca desta escola estão expostos estes projetos que poderão ser apreciados até ao último dia do mês de maio, uma vez que os mesmos farão parte duma exposição que irá estar patente no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche no âmbito das comemorações do “Dia do Pescador” que se realizará no dia 4 de junho.

Khan Academy

Nos dias 4 e 11 de maio realizaram-se as última sessões referente ao projeto piloto Khan Academy no Bombarral e Caldas da Rainha respetivamente.

Com a presença do Diretor Geral da Educação, representantes da Educom e da Fundação PT, dos diretores das cinco escolas envolvidas no projeto, e mais alguns professores em ação de curta duração, cada Agrupamento fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido em cada um dos três ciclos de aprendizagem.

Os professores do nosso Agrupamento envolvidos neste projeto e os respetivos alunos estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.  Na última sessão além de recordados os vencedores do TIKA, foram divulgados os vencedores de todo o trabalho desenvolvido desde o início do projeto até ao momento.

Categorias de prémios:

Alunos com maior número de competências dominadas:

- Escola do Filtro: 1º ano - Maria Caetano; 2ºano - Catarina Ferreira;

- EB D. Luís de Ataíde - 2ºCiclo - 5ºC - Celina Yin; 6ºA - Mateus Simões ; 6ºB - Sara Serrão;

- EB D. Luís de Ataíde - 3ºCiclo -7ºA - André Ramos; 7ºB - Daniel Silva; 8ºA - Rodrigo Tavares; 8ºB - Tomé Li; 8ºC -         Ana Garcia; 8ºD - Iara Dias;

Prémios Fair Play

EB do Filtro -  1º ano - Tomás Neto;  2ºano - Diogo Pereira;

- EB D. Luís de Ataíde - 2ºCiclo – 5ºC – Iris Borges; 6ºA – Guilherme Real; 6ºB – Martim Cascão;

-EB D. Luís de Ataíde - 3ºCiclo - 7ºA - Dinis Garcia; 7ºB - Daniel Silva; 8ºA - Rodrigo Tavares; 8ºB - Tomé Li;

8ºC - Mariana Martins; 8ºD - Ana Li Ye;

Embaixador KA – aluno com mais competências dominadas no AE D. Luís de Ataíde e nos cinco Agrupamentos

- Mateus Simões – 6ºA;

Turma revelação nos cinco agrupamentos

6ºA  - AE D. Luís de Ataíde - 3.819 competências dominadas;

Professores:

Dos alunos da fase final : João Neves

Da turma revelação: João Neves

Agrupamento de excelência:

AE com maior percentagem de alunos com pelo menos 10000 pontos de energia – AE Fernão do Pó

AE com mais pontos de energia – EB D. Luís de Ataíde - 29.769.904 pontos

AE com mais competências dominadas – EB D. Luís de Ataíde - 20.908 competências dominadas.

Na presença da Diretora de Turma, professora Fernanda Barão e do professor de matemática, João Neves, o Sr Diretor, Professor Rui Cintrão, parabenizou os alunos do 6ºA, procedendo à entrega de prémios simbólicos atribuídos pela Fundação PT à turma revelação.

Plantas Medicinais

Realizou-se no passado dia 10 de maio, na Biblioteca da escola sede deste agrupamento, um “Workshop sobre plantas medicinais” dinamizado pela especialista Fernanda Botelho, aberto a todos os interessados Pretendeu-se assim valorizar a importâncias do conhecimento botânico junto da comunidade escolar. Numa sessão muito interativa, conduzida sob o entusiasmo desta autora de várias obras sobre a matéria, os presentes provaram flores, beberam água frutada com flor de sabugueiro e morangos e saborearam sementes.

Também pudemos descobrir os múltiplos usos das plantas, não só na nossa alimentação como também a sua importância na prevenção e tratamento de doenças.

Esta foi uma atividade promovida pelo “Clube da Horta e Jardinagem” contando também com a participação de alunos deste grupo.


Palmo e Meio de Leitura VII

Informações Prova 2016/2017

Informação Gerais

Despacho normativo 1-A/2017

Calendário das Provas

Informações-Prova 2016/2017

28 de novembro de 2016

Provas de Aferição

2.º ano [pdf]

5.º ano [pdf]

8.º ano [pdf]

Provas Finais - 3.º Ciclo do Ensino Básico

Matemática 92 [pdf]

Português 91 [pdf]

Português Língua Não Materna (A2) 93 [pdf]

Português Língua Não Materna (B1)  94 [pdf]

Português Língua Segunda 95 [pdf]

Workshop: Plantas Medicinais

PANGEA 2016/2017

Realizou-se no dia 28 de Abril a 2ª fase do concurso de matemática PANGEA, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na qual participaram dois dos três alunos apurados na 1ª fase: Inês Ferreira do 6ºC e Bernardo Ferreira do 7ºA.

A 1ªfase realizou-se na escola em suporte digital e a 2ª fase consistia numa prova de 15 questões respondidas em folha própria. Aguardamos com expetativa os seus resultados.

O Concurso de Matemática Pangea é organizado pela “Egitim Plataformu – Associação de Educação Académica”, uma associação sem fins lucrativos e com sede em Lisboa, Portugal.

Conforme consta nos Estatutos, a Associação tem por objeto:

  • O patrocínio de estudantes que apresentem resultados escolares dignos de mérito, através de bolsas de estudo, estágios temporários, voluntariado e emprego;
  • Neste âmbito, propõe-se a organização de projetos dentro e fora da União Europeia;
  • Promoção da proteção contra a desigualdade de oportunidades inter-raciais, fomentando a tolerância através do dialogo;
  • Organização de um Clube de Leitura;
  • Formação em matemática, dança, teatro, dança folclórica, ciências, desporto, e comunicação e multimédia;
  • Organização de conferencias e debates;
  • Promoção e organização de concursos de matemática entre institutos, escolas privadas e públicas;
  • Promoção e organização de olimpíadas e concursos científicos entre institutos, escolas privadas e públicas, para todos os estudantes;

Desde 2013 que o Concurso de Matemática Pangea é completamente gratuito.
O financiamento da Associação e das atividades desenvolvidas é composto por patrocínios, doações e quotas dos associados.
Com os fundos dos patrocinadores, como a Câmara Municipal de Lisboa, suportamos os custos da impressão das provas e do material de escritório do concurso (certificados, folhetos, cartazes, etc).
Os prémios são cedidos por parceiros como El Corte Inglés, Science4you, etc.
A avaliação completa está a cargo da empresa “Edubox” bem como o software para o processo de inscrição no Concurso.
Para mais informações consultar: www.concurso-de-pangea.com.pt

Pág. 5 de 22