aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Avaliações 3º Período

De acordo com as directrizes superiores vimos informar que as avaliações encontram-se em área reservada no portal sige3.

Para consultar as avaliações devem clicar sobre o icone do portal SIGE3 e efectuar o login. Cada aluno terá apenas acesso às suas próprias avaliações clicando no botão notas. Os encarregados de educação também têm acesso às mesmas pelo login de encarregado de educação.

Mais se informa que todas as avaliações e quadro de honra já se encontram afixadas no interior do espaço escolar.

logotipo sige3

DLA - Orquestra 2016

Serafim e Malacueco

Dar Pontapés na Gramática - 1ª Edição

Dia Mundial Sem Fumo

Painel comemorativo do Dia Mundial sem Fumo

Os alunos do 8º ano e da turma A do 7º ano de escolaridade, participaram no concurso “FUMAR É UMA DROGA” promovido pela Liga Portuguesa contra o cancro, concorrendo com um painel comemorativo do “Dia Mundial sem Fumo”. Esta actividade foi realizada em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual 3ºciclo. O professor de Ciências Naturais apresentou o concurso às turmas e fez uma sensibilização sobre o tema do tabagismo. Na disciplina de Educação Visual os alunos aplicaram alguns conteúdos abordados na disciplina como o lettering, a linha  e a ilusão de ótica, para a construção do painel. Todos os alunos, cerca de 90, realizam um módulo quadrangular, resultante num padrão colectivo onde se pode  ler uma mensagem de sensibilização para os perigos e malefícios do tabaco.


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 2ª FASE DISTRITAL

Mais um ano no pódio: um brilhante 3º lugar!

O Plano Nacional de Leitura (PNL) em parceria com a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede de Bibliotecas Escolares, e em articulação com a RTP, continua a promover, no ano letivo 2015/2016 a 10ª Edição do Concurso Nacional de Leitura [CNL]. A nossa escola, à semelhança de anos anteriores, associa-se a esta iniciativa de modo a promover o gosto pela leitura entre os jovens, o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários, possibilitando aos alunos a participação num encontro que pretende ser uma grande festa do livro e de convívio salutar entre todos em torno da leitura.

O CNL decorre ao longo de 3 Fases consecutivas: 1ª Fase – Escolas | 2º Fase – Distrital |3ª Fase – Final Nacional.

No dia 13 de Abril, decorreu a 2ª Fase - Distrital do CNL, constituindo um desafio às competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3º ciclo básico e ensino secundário.

Quanto ao 3º ciclo, as obras a concurso lidas pelas nossas alunas apuradas na 1ª Fase a nível de escola, estas  intitulam-se História de um caracol que descobriu a importância da lentidão de Luís Spúlveda e os contos “Três personagens transviadas” e “Famílias desavindas” da obra Contos Vagabundos de Mário de Carvalho.

Assim, as alunas Celina Fidalgo (7ºA), Cecília Ferreira (8ºA) e Maria Almeida (9ºC) representaram a nossa escola nesta fase que decorreu no Museu de Leiria e fizeram-no de forma brilhante e empenhada, dando voz ao talento, à dramatização e ao gosto pela leitura!

Após a realização das Provas Escritas ficaram apurados apenas cinco alunos, de entre as inúmeras escolas do distrito de Leiria aí representadas. Uma dessas alunas foi a Cecília Ferreira do 8ºA, cuja prestação na Prova Oral de Leitura e Dramatização, impressionou todos os presentes e deixou a nossa escola muito orgulhosa com a obtenção de um fantástico 3º lugar!

Parabéns, Cecília, pelo talento, dedicação, empenho e gosto pela leitura!

Um brilhante 3º Lugar!

Palmo E Meio de Leitura 2016

Visita de Estudo - Jardim Zoológico - 2016

Realizou-se no dia 18 de maio, uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa, que contou com a participação de 65 alunos de todas as turmas do 5º ano da nossa escola, numa atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de ciências naturais, inglês, matemática, português e história e geografia de Portugal.

O programa incluiu durante a manhã, dois programas educativos - “Adaptações e Comportamentos”: a biodiversidade foi dada a conhecer através das centenas de espécies existentes no ZOO e “Oficina na Rota dos Descobrimentos”: a história do Jardim Zoológico relacionada com a História de Portugal. Será que com os Descobrimentos aumentámos os nossos conhecimentos sobre a Biodiversidade? Após o almoço, miúdos e graúdos deliciaram-se com a exibição “Baía dos Golfinhos”. Enquanto alguns terminavam o gelado, foram realizando a atividade – “PeddySpecies”. As disciplinas intervenientes organizaram um guião que foi preenchido pelos alunos ao longo do percurso que realizaram. A “visita” só terminará depois da avaliação do trabalho realizado na Visita de Estudo nas aulas das disciplinas envolvidas. Ao longo de todo o dia, os alunos captaram imagens que posteriormente serão submetidas a uma seleção para o concurso “ZooMe” - A melhor fotografia do ZOO.

Foi um dia cheio de trabalho que teve início durante a ida para Lisboa, “estimando em matemática” alguns conhecimentos sobre a fauna mundial. Terminou com a avaliação da visita no regresso a casa. As fotos revelam a alegria e o bom ambiente durante todo o dia.

 

 

Ateliers com Professor Nuno Franco

No segundo período, entre 22 de Fevereiro e 11 de Março de 2016, a equipa da Biblioteca Escolar, em parceria com o professor e artista plástico Nuno Franco, desenvolveu uma proposta de aprendizagem e de experimentação artística, através da realização de ateliers, de Cinema de Animação, de Pintura e de Escultura, englobados no projeto “Mar Português”, junto das Escolas do Ensino Básico do 1º Ciclo e dos Jardins de Infância do Agrupamento.

A ação realizada abrangeu quinze turmas do primeiro ciclo e sete grupos de crianças do pré-escolar, num total de cerca de 400 alunos/crianças, que participaram nos vários ateliers dinamizados pelo Nuno Franco: VAMOS FAZER MARES ANIMADOS?; PEQUENOS ESCULTORES, DO MAR VÊM HISTÓRIAS, DE LÁ TANTAS CORES!; SE PINTAR COM MAR, QUE HISTÓRIAS VOU IMAGINAR?.

O Atelier “Vamos Fazer Mares Animados?” foi desenvolvido nos vários estabelecimentos de ensino, (Prageira, Filtro, Alemão e Escola Velha), com as turmas do 1º ao 4º ano. Em cada turma foi feita a abordagem do tema, “Cinema de Animação”, através de uma breve explicação acerca do processo e da técnica de animação tradicional, desenho à mão e do visionamento do filme Encontro, realizado pelo Nuno Franco, baseado na Lenda de Peniche “Os Passos de D. Leonor”.

A atividade incluiu também uma parte prática, tendo cada aluno realizado doze desenhos inspirados no Mar, com os materiais riscadores à escolha, (lápis de pastel seco, de óleo, de cera, de cor, de carvão e marcadores), sobre papel, (folhas brancas A4) e aplicado a técnica adquirida. Estes trabalhos irão ser utilizados na produção de uma curta-metragem coletiva.

Ver documento completo com todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Nuno Franco - aqui.

Pontapés na Gramática

Pág. 7 de 20