aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Português - Articulação entre 2º e 3º Ciclos

Os alunos do 7ºA deram uma aula de Português aos do 5º A e 6º C

Partilhando experiências, aprendemos mais e melhor!

Partilhando experiências, aprendemos mais e melhor! Por essa razão, nos dias 21 e 28 de abril de 2015, decorreu no espaço da biblioteca da nossa escola uma atividade da disciplina de Português que promoveu a articulação e a troca de saberes entre alunos do 2º e 3º Ciclos, no que diz respeito ao domínio da Gramática. Deste modo, as docentes de Português do 2º e 3º ciclos, Ana Vala, Ana Alves, Paula Santos e Elisabete Esteves, organizaram esta dinâmica envolvendo as turmas do 5ºA, 6ºC e 7ºA, no âmbito do Clube de Leitura – Projeto TEIP 3.

Esta estratégia foi o culminar de um trabalho conjunto de preparação de materiais e implementação de diferentes estratégias potenciadoras de uma melhoria das aprendizagens, envolvendo os discentes de uma forma mais autónoma, prática e motivadora.

Neste sentido e mediante proposta dos alunos do 7ºA, estes lecionaram uma aula aos alunos das turmas do 5ºA e 6º C, sob a supervisão das respetivas docentes, apresentando-lhes um conteúdo gramatical comum aos dois ciclos, a saber as “Funções sintáticas”. Após a apresentação de um PowerPoint realizado pelos discentes e da realização de exercícios interativos, os alunos do 2º ciclo foram convidados a participar numa sessão do Concurso de Gramática “Dar pontapés na gramática”, apurando-se os três alunos com os melhores resultados. Este concurso tem sido implementado e dinamizado nas turmas do 7º ano da docente Paula Santos, ao longo do presente ano letivo, denotando uma forte adesão por parte dos discentes das turmas A, B, C e D. A final deste concurso realizar-se-á entre as turmas do 7º ano, na biblioteca, no dia 11 de maio, premiando os melhores alunos nos níveis Intermédio e Difícil. É de salientar ainda que esta atividade contempla um dos Domínios nos quais os alunos do 2º e 3º ciclos têm manifestado maiores lacunas, isto é, o Domínio da Gramática. Trata-se, portanto, de uma estratégia que visa uma melhoria dos resultados dos discentes do 2º e 3º ciclos nesta área.

É de salientar o trabalho desenvolvido, o empenho, a dedicação e a postura dos alunos da turma do 7º A durante as aulas lecionadas aos alunos do 2º ciclo. Para além disso, no espaço da biblioteca e em parceria com a Equipa da BE, organizaram e planificaram estas aulas, preparando todo um conjunto variado de materiais, sob a orientação das docentes Paula Santos e Elisabete Esteves.

É de destacar ainda a postura dos alunos das restantes turmas envolvidas, o 5ºA e 6º C, que, durante essas aulas, se mostraram bastante participativos e motivados na realização das atividades propostas, consolidando as suas aprendizagens mediante os esclarecimentos dos colegas e a partilha de conhecimentos!


1ª Edição do Jogo do Diamante - 2015/2016

Realizou-se no passado dia 29 de abril a fase final do “Jogo do Diamante”, depois de efetuadas as eliminatórias em todas as turmas do 2º ciclo, envolvendo todos os alunos.


Chegaram à final os alunos: 5ºA- Guilherme Real e Mateus Simões; 5ºB- Martim Cascão e Sara Serrão; 5ºC - Anita Leitão e Inês Ferreira; 5ºD - Leonor Gabriel e Miriam Silva; 6ºA- André Ramos e Bernardo Ferreira; 6ºB - Gonçalo Silva e João Rico; 6ºC - Santiago Batista e 6ºD - João Pata.

Perante uma plateia ansiosa de encarregados de educação e familiares, os “guerreiros” mostraram um grande domínio, quer na concentração, quer no cálculo mental.

Parabéns a todos e muito obrigado aos seus acompanhantes!

Mas como de uma final se tratou, também devemos congratular os vencedores:
1º lugar - João Rico (6ºB); 2º lugar - Guilherme Real (5ºA); 3º lugar - André Ramos.

Destacamos os vinte diamantes mais rápidos conseguidos pelo aluno André Ramos num tempo extraordinário de 3 minutos e 14 segundos.

A matemática vai continuar no próximo ano. Esperamos voltar a contar com todos.

A direção agradece toda a colaboração e envolvimento de todos. Um agradecimento especial aos Professores João Neves e Luis Cabreira.

O que os olhos veem, ou... ilusão!?

No dia 20 de abril de 2016, os alunos do 8º ano e do 1º ano do Curso Vocacional de Cozinha, Pastelaria e Panificação participaram numa visita de estudo à nossa capital, Lisboa, no âmbito das disciplinas de Físico-química e Português.

Ao chegar, dirigiram-se ao Museu da História Natural e da Ciência, situado na antiga Escola Politécnica, onde alunos e professores puderam realizar atividades interativas, submetendo à experiência  os seus saberes da área da física e da química. Ainda aí, visitaram também o antigo Laboratório e Amphiteatro de Chimica, jóia histórica e científica da Universidade de Lisboa, da cidade e do país, possivelmente, o único sobrevivente dos grandes laboratórios de ensino e de investigação das universidades europeias. Sabem que do calor se faz gelo? Pois é...

Após “repasto” no Jardim de Santos, entrou-se no reino do faz de conta, no auditório da companhia de teatro O Sonho, onde se assistiu à peça Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina, obra literária a estudar no 8º ano. Trata-se de um texto dramático sobre a passagem das caravelas portuguesas pelo Cabo Tormentório e o encontro lendário com o gigante Adamastor (real ou ilusório?), criado por Camões, em Os Lusíadas, procurando-se, também, retratar a vida a bordo das caravelas, durante os Descobrimentos. A história é contada, em finais do primeiro quartel do século XVI, pelo físico e astrólogo Mestre João que regressa a Portugal depois de muitos anos no Oriente. No final, e como de costume nesta companhia, os alunos tiveram a possibilidade de tirar fotografias com os sempre disponíveis e simpáticos atores.

Propósito cumprido, foi momento de se regressar à Escola, decerto mais ricos de experiência e de sabedoria! Ilusão? Não...



Cerimónia de Entrega de Prémios - Quadro de Honra - 2014/2015

No dia 8 de abril de 2016 o agrupamento D. Luís de Ataíde premiou todos aqueles que de uma forma ou outra se destacaram no ano letivo anterior.

Premiamos o trabalho, as qualidades, as virtudes e a dedicação. Premiamos alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.

Quando nos destacamos por fazermos o bem ao próximo, queremos ser reconhecidos, desta forma, a direção decidiu tambem hoje, homenagear três instituições de Peniche que se destacam pela constante ajuda ao próximo. Cruz Vermelha, delegação Peniche, Pastoral da  Fraternidade da Paróquia de Peniche e o Centro Social Nova Aliança, com a distribuição das latas de conserva angariadas pelo concurso é preciso ter "Lata".

Um agradecimento especial a todos os presentes e a todos aqueles que colaboraram para que fosse possivel esta memorável noite.

Semana da Leitura 2016

A 10ª edição da Semana da Leitura decorreu no agrupamento entre os dias 14 e 18 de março. Este evento foi promovido pela equipa da biblioteca escolar, em articulação com a comunidade educativa, através da dinamização de atividades diversificadas, cujo enfoque temático versou “Elos de Leitura”.

Foi realizado um vasto leque de atividades, que contou com um grande envolvimento dos alunos, constituindo assim uma celebração da leitura. Das atividades realizadas, destacam-se as apresentadas a seguir.

AZULejo de Palavras

Os alunos do 5º B, 6º A, 6º B e 6º C participaram, no dia 14 de março, na atividade entre turmas denominada «AZULejo de Palavras», que incluiu leitura expressiva, uma pequena dramatização de parte de texto, exercício de escrita e (re)construção da história «O Barba Azul». Estes trabalhos foram desenvolvidos com muito entusiasmo pelos alunos participantes. O momento foi dinâmico e o Barba Azul esteve sempre à espreita… As Professoras Ana Alves e Ana Vala acompanharam as respetivas turmas e dinamizaram as atividades em parceria com a biblioteca escolar.


Contos e Recontos

Numa articulação entre 2º e 3º ciclos, a atividade contos e recontos foi realizada no dia 15 de março, em várias sessões, envolvendo todas as turmas de 7º ano e alunos dos 5º e 6º anos, entre outros, onde puderam visionar o filme produzido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) sobre o livro História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda. Os alunos seguiram com muita curiosidade e interesse a história recontada. Esta foi elaborada de uma forma muito cuidada pela APEE, revelando-se muito apelativa para os alunos.

Na segunda parte da atividade, os alunos das turmas do 7º A, 7ºB, 7ºC e 7ºD, sob a orientação da Professora Paula Santos, apresentaram aos seus colegas do 2º Ciclo os seus contos ilustrados, realizados em oficinas de escrita criativa na biblioteca escolar, recheados de imaginação e suspense, através de uma leitura dramatizada que ficou marcada pela criatividade e boa disposição e pela presença de um vasto leque de personagens, de entre as quais se destacam bruxas, magos, fadas boas e fadas más.

Atelier de arte e escrita

No dia 16 de março realizou-se o atelier de arte e escrita, dinamizado pelo Professor e artista plástico Nuno Franco, cuja proposta pedagógica apresentada às turmas do 9º ano consistiu num exercício de desenho particularmente relacionado com a escrita, através da experimentação de materiais explorando a imaginação criativa. A proposta serviu-se de alguns exemplos do trabalho artístico de Ana Hatherly (1929-2015), situando-se entre a escrita, as palavras e a poesia. Como resultado final, os alunos de cada uma das turmas de 9º ano elaboraram um painel com a exposição de todos os trabalhos realizados.

Hora do conto

Na hora do conto, a turma do 7º A assistiu, no dia 16 de março, à atividade de animação da leitura da fábula “Todos diferentes, todos animais” de Liliana Gonçalves, contada de uma forma fantástica pela Professora Sofia Fazendeiro, professora de Filosofia da Escola Secundária de Peniche, que amavelmente se disponibilizou para colaborar na Semana da Leitura do Agrupamento. Trata-se de uma história inspiradora que permite refletir sobre o tema da inclusão.

Momentos de leitura

A Bibliotecária Municipal, Ângela Malheiros, no dia 17 de março, dinamizou cinco sessões de animação da leitura, com turmas dos 5º e 8º anos. Tendo como base o mote “Elos de Leitura” e O Mar como ideia condutora para a descoberta de lendas, provérbios, rimas, poemas e contos da nossa tradição oral e da nossa literatura que o têm como inspiração. Os alunos participaram com interesse e entusiamo nas atividades.

Ainda nos Momentos de Leitura, realizou-se na mesma data, uma atividade dinamizada pelas alunas do 7º ano, das turmas A e B, Celina Fidalgo, Maria Marques, Maria Conceição, Valentina Nunes e Beatriz Correia, sob orientação das Educadoras Estela e Idalina Fidalgo ao grupo de crianças do Jardim de Infância do Alemão, onde recontaram a história “Anabela, Cinderela”. O reconto foi acompanhado pela visualização do desenrolar de um painel de imagens da história, elaborado por uma Encarregada de Educação do Jardim de Infância do Filtro, no ano letivo transato. A atividade foi um sucesso tendo conseguido cativar o interesse e a participação entusiasta de todos os participantes.

Sarau de Poesia

O Sarau de Poesia realizou-se no dia 18 de março, pelas vinte e uma horas, no espaço do refeitório da escola sede de agrupamento e aberto à comunidade educativa.

Este evento procurou ser uma ode à leitura com a declamação de poemas coletivos dos vários ciclos educativos (Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos) realizados no âmbito do Projeto Mar Português, desenvolvendo a transversalidade e a articulação curricular no Agrupamento de Escolas.

Foram ainda declamados outros poemas, subordinados ao tema aglutinador do Agrupamento “O Mar”, quase todos da autoria dos alunos, e ainda foram interpretados outros, realizados no âmbito do concurso do Plano Nacional de Leitura - Faça lá um poema!

A participação dos alunos nos vários momentos de leitura foi excelente, tendo sido os grandes protagonistas da noite da poesia. A Educação Pré-Escolar foi representada pela sua Coordenadora, a Educadora Lígia Marques, tendo declamado o poema coletivo do seu ciclo educativo.

O Sarau de Poesia usufruiu também de alguns convidados que enriqueceram a festa com a sua participação. A aluna Maria da Cruz, acompanhada à viola pela sua tia Ana Maria Pacheco, o Professor Manuel Chagas e alguns elementos da orquestra DLA, a Professora Rosália Santos e um grupo de alunos do 1º ciclo, a fadista Cristina Luz e a sua neta Rafaela ofereceram momentos de franca beleza acústica e vocal, proporcionando um ambiente muito agradável por todos muito apreciados.

A Coordenadora da Biblioteca Escolar, Professora Ana Paula Souto, em nome de toda a equipa, agradeceu à comunidade educativa e entidades presentes, bem como a todos os participantes pelas suas prestações que abrilhantaram o evento, marcado pelo talento e dedicação de todos os que nele estiveram envolvidos, contribuindo para o seu sucesso.

No final, os presentes foram agraciados com uma mesa de degustação apresentada por um grupo de alunos do Curso Vocacional de Cozinha, Pastelaria e Padaria, que deliciaram os sentidos.

Este foi o excelente culminar da Semana da Leitura 2016, no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde!

Programa do Sarau de Poesia 2016

GAAF - Pausa Letiva - Páscoa 2016

Atividades de Férias da Páscoa

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família dinamizou Atividades de Férias da Páscoa, com um grupo de 16 alunos do Agrupamento, durante a interrupção escolar (21 a 31 de março de 2016).

Estas Atividades de Férias pretenderam contribuir para o desenvolvimento saudável dos alunos acompanhados pelo Gabinete. Deste modo, ao longo do período de férias, foram desenvolvidas atividades diversificadas e enriquecedoras, nomeadamente atividades na praia, canoagem, desporto, jogos, culinária, expressão plástica, visita ao Centro de Investigação do IPL, visita ao Farol e passeios na cidade de Peniche.

 

Horta - Colheita Início 3º Período

O nosso "Clube da Horta e Jardinagem” continua a tentar “aumentar a produção nacional de hortícolas biológicas”!

Vejam como:

A Primavera chegou e as plantas já floriram! Alfaces, ervas aromáticas e outras plantas já se colhem.

Ajudem-nos a aparecer no TOP 100 dos maiores produtores, colaborando nas nossas atividades!


Concurso "Separa e Ganha"


Edição de 2015/2016


Desde janeiro deste ano que o nosso agrupamento participa nesta atividade inserida no "Programa ECOVALOR".

Agradecemos o empenho com que muitos alunos, família, pessoal docente e não docente tem colaborado. Os resultados da nossa participação podem ser consultados no seguinte endereço eletrónico:

http://www.valorsul.pt/pt/educacao-ambiental/programa-ecovalor/concurso-separa-e-ganha-resultados.aspx

Pretendemos que todos os alunos promovam a participação ativa da família e outros, estimulando-os a reforçar comportamentos e atitudes mais ecológicas.

Vamos continuar a participar até final de maio e, temos a certeza que podemos continuar a contar com a vossa colaboração.


Obrigado!

Convite - Quadro de Honra

É preciso ter lata!!!

No âmbito da participação do nosso agrupamento no www.eprecisoterlata.org, após uma maratona de construção levada a cabo no dia 29 de março, aqui está a escultura construída.

Está oficialmente aberta a votação para a Escultura Favorita do Público - Prémio MICRO I/O: 500€ em produtos ou serviços. O número total de votos será encontrado somando os votos presenciais com o número de "Gostos" na fotografia de cada escultura (álbum "EPTL 2016 | Escultura Favorita do Público | Votação"). A votação termina às 22h do dia 1 de abril. https://www.facebook.com/eprecisoterlata/photos/a.991937570861586.1073741874.425756174146398/991939670861376/?type=3&theater

Avaliação 2º Período

De acordo com as directrizes superiores vimos informar que as avaliações encontram-se em área reservada no portal sige3.

Para consultar as avaliações devem clicar sobre o icone do portal SIGE3 e efectuar o login. Cada aluno terá apenas acesso às suas próprias avaliações clicando no botão notas. Os encarregados de educação também têm acesso às mesmas pelo login de encarregado de educação.

Mais se informa que todas as avaliações e quadro de honra já se encontram afixadas no interior do espaço escolar.

logotipo sige3

Mais artigos...

Pág. 8 de 20