aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

De Porto de Mós a Fátima a pé

fatima

A fim de proporcionar aos alunos do 9º ano de escolaridade o afastamento da vida quotidiana e por vezes artificial, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica levou-os mais longe e mais alto, sublinhando a importância da sua dimensão espiritual.

Deste modo, no passado dia 10 de janeiro, cerca de 20 alunos do 9º ano de escolaridade, reuniram-se com um único objetivo comum: ir ao encontro da Mãe do Céu, à sua “casa”, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de modo a proporcionar-lhes um espaço de reflexão e oração.

Ao bater das sete badaladas da manhã, os alunos, acompanhados por duas professoras (Catarina Fonseca, Filomena Damil) partiram até Porto de Mós, começando daí, os últimos 20Km da caminhada até Fátima, intitulada “Peregrinos a caminho... Pára, escuta e olha...”.

A chegada a Fátima aconteceu por volta das 13:30. Aí, antes de se dirigirem ao santuário pararam, de forma a refletir um pouco na caminhada feita. Posteriormente, desceram todos de mãos dadas até a capelinha de Nossa Senhora de Fátima.

Na hora de almoço, novas amizades se foram criando entre as turmas. Depois do almoço reforçado, os alunos dirigiram-se às casas dos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. De missão cumprida, com algumas “bolhas” nos pés, algum cansaço, mas bastante satisfeitos, os alunos dirigiram-se ao autocarro, de forma a regressarem a Peniche.