aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Oficina de Escrita Criativa e de Gramática

Oficina Escrita Criativa

Várias foram as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto TEIP 3 (Clube de Leitura), em assessoria pedagógica e em parceria com a Biblioteca Escolar, cujo balanço, na opinião dos docentes e discentes envolvidos, é francamente positivo.

As docentes de Português, Paula Santos e Elisabete Esteves, em parceria pedagógica, e com a colaboração da Equipa da Biblioteca Escolar, promoveram e dinamizaram, no espaço da biblioteca, oficinas de Escrita Criativa e de Gramática envolvendo todas as turmas A, B, C e D do 7º ano. Estas oficinas incidiram sobre o estudo dos textos de caráter jornalístico e texto poético, culminando na criação de belíssimos poemas subordinados ao tema do agrupamento “O Mar”. As turmas em questão criaram ainda um poema coletivo intitulado “Sem rumo…” que constará de uma exposição a realizar na biblioteca da nossa escola. É de destacar a motivação dos alunos e a qualidade dos trabalhos produzidos que culminará na criação de um livro digital e um Sarau de Poesia que terá lugar durante a Semana da Leitura a realizar-se no 2º período.

Para além disso, foi criado e dinamizado pelas docentes um Concurso de Gramática intitulado “Dar pontapés na gramática”, cuja primeira sessão decorreu na biblioteca no dia 10 de dezembro. Os resultados obtidos pelos alunos nesta primeira sessão foram bastante positivos, tendo-se apurado os três alunos com os melhores resultados em cada turma:

7ºA

7ºB

nº 3, Daniela Farinha (1º lugar)

nº 9, João Carvalho (2º lugar)

nº 15, Marta Simão (2º lugar)

nº 19, Tomé Li (1º lugar)

nº 11, Maria Conceição (2º lugar)

nº 20, Valentina Nunes (2º lugar)

7ºC

7ºD

nº 12, Joana Rijo (1º lugar)

nº 9, Inês Santana (2º lugar)

nº 2, Ana Garcia (3º lugar)

nº 10, Mariana Farto (1º lugar)

nº 6, Iara Dias (2º lugar)

nº 9, Joana Jorge (3º lugar)

Outras sessões se seguirão e, no final do ano letivo, promover-se-á um concurso entre turmas apurando-se os três melhores alunos, no Domínio da Gramática, do 7º ano. Haverá prémios para os melhores “Gramáticos”!

Saliente-se que os discentes procederam à avaliação desta dinâmica, mediante o preenchimento de um inquérito, considerando as atividades úteis, interessantes, esclarecedoras e práticas, permitindo-lhes um apoio mais individualizado, o esclarecimento de dúvidas, uma maior motivação para aprendizagem e uma consolidação dos conteúdos lecionados.

Saliente-se que estas metodologias e estratégias foram e continuarão a ser operacionalizadas com o intuito de melhorar as aprendizagens dos alunos e promover o seu sucesso escolar.