aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Português - Articulação entre 2º e 3º Ciclos

Os alunos do 7ºA deram uma aula de Português aos do 5º A e 6º C

Partilhando experiências, aprendemos mais e melhor!

Partilhando experiências, aprendemos mais e melhor! Por essa razão, nos dias 21 e 28 de abril de 2015, decorreu no espaço da biblioteca da nossa escola uma atividade da disciplina de Português que promoveu a articulação e a troca de saberes entre alunos do 2º e 3º Ciclos, no que diz respeito ao domínio da Gramática. Deste modo, as docentes de Português do 2º e 3º ciclos, Ana Vala, Ana Alves, Paula Santos e Elisabete Esteves, organizaram esta dinâmica envolvendo as turmas do 5ºA, 6ºC e 7ºA, no âmbito do Clube de Leitura – Projeto TEIP 3.

Esta estratégia foi o culminar de um trabalho conjunto de preparação de materiais e implementação de diferentes estratégias potenciadoras de uma melhoria das aprendizagens, envolvendo os discentes de uma forma mais autónoma, prática e motivadora.

Neste sentido e mediante proposta dos alunos do 7ºA, estes lecionaram uma aula aos alunos das turmas do 5ºA e 6º C, sob a supervisão das respetivas docentes, apresentando-lhes um conteúdo gramatical comum aos dois ciclos, a saber as “Funções sintáticas”. Após a apresentação de um PowerPoint realizado pelos discentes e da realização de exercícios interativos, os alunos do 2º ciclo foram convidados a participar numa sessão do Concurso de Gramática “Dar pontapés na gramática”, apurando-se os três alunos com os melhores resultados. Este concurso tem sido implementado e dinamizado nas turmas do 7º ano da docente Paula Santos, ao longo do presente ano letivo, denotando uma forte adesão por parte dos discentes das turmas A, B, C e D. A final deste concurso realizar-se-á entre as turmas do 7º ano, na biblioteca, no dia 11 de maio, premiando os melhores alunos nos níveis Intermédio e Difícil. É de salientar ainda que esta atividade contempla um dos Domínios nos quais os alunos do 2º e 3º ciclos têm manifestado maiores lacunas, isto é, o Domínio da Gramática. Trata-se, portanto, de uma estratégia que visa uma melhoria dos resultados dos discentes do 2º e 3º ciclos nesta área.

É de salientar o trabalho desenvolvido, o empenho, a dedicação e a postura dos alunos da turma do 7º A durante as aulas lecionadas aos alunos do 2º ciclo. Para além disso, no espaço da biblioteca e em parceria com a Equipa da BE, organizaram e planificaram estas aulas, preparando todo um conjunto variado de materiais, sob a orientação das docentes Paula Santos e Elisabete Esteves.

É de destacar ainda a postura dos alunos das restantes turmas envolvidas, o 5ºA e 6º C, que, durante essas aulas, se mostraram bastante participativos e motivados na realização das atividades propostas, consolidando as suas aprendizagens mediante os esclarecimentos dos colegas e a partilha de conhecimentos!