aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Atividades Diversas - Biblioteca Escolar

Decorreu no passado dia 31 de maio, 1 e 2 de junho a entrega de certificados Ler + é Super! pela equipa da Biblioteca Escolar, aos alunos das várias turmas da Escola Velha, do primeiro ciclo do ensino básico. Estes certificados pretenderam destacar os alunos, que na requisição domiciliária mais se distinguiram, porque levaram mais livros para casa.

Este reconhecimento pretendeu ser um ato simbólico, valorizando a atividade e o interesse dos alunos, na construção de pilares que cimentem a aquisição de bons hábitos de leitura e a literacia.

Em paralelo a esta atividade, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou outras atividades de animação da leitura, tendo os alunos e professores participado ativamente com muito entusiasmo.

Parabéns a todos os frequentadores da Biblioteca Escolar!

A Equipa agradece a todos os Alunos, Professores, Assistentes Operacionais da Escola Básica Velha e Famílias o empenho demonstrado pela atividade, contribuindo todos para que esta fosse um sucesso.

Filme de Animação No mar eu vou brincar

“No mar eu vou brincar” é um filme de animação realizado pelo artista plástico Nuno Franco, a partir dos desenhos dos alunos, desenvolvidos nas salas de aula das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.

Esta experiência decorreu no âmbito do atelier de experimentação prática e artística de iniciação ao cinema de animação "Vamos Fazer Mares Animados?” promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento e integrado no projeto Mar Português.

Neste âmbito, vimos partilhar o filme com toda a comunidade educativa, que foi fruto de um forte empenho de todos os intervenientes.

Em junho, realizaram-se ações de apresentação desta curta-metragem, pelo artista plástico Nuno Franco e a equipa da Biblioteca Escolar, em todos os estabelecimentos do 1º Ciclo do Agrupamento, concluindo-se assim este projeto.

Atividades de Animação da Leitura

No terceiro período, os alunos do 1º Ciclo e os grupos de crianças do Pré-Escolar tiveram dias recheados de histórias, para comemorar várias datas alusivas à leitura e literacia, nomeadamente o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, entre outras!

A equipa da biblioteca escolar organizou em parceria com as bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria várias sessões de animação da leitura. As sessões para o primeiro ciclo foram dinamizadas pela contadora de histórias Liliana Gonçalves, bibliotecária do Instituto Politécnico de Leiria. A bibliotecária dos serviços de documentação da Biblioteca Campus 4 do IPL (ESTM), Vânia Coelho, desenvolveu as sessões com o pré-escolar.

Estas sessões encontram-se inseridas no âmbito das Atividades Culturais das Bibliotecas do IPLeiria para crianças e jovens e no Plano Anual de Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.

Todas as sessões decorreram num ambiente lúdico-pedagógico fantástico, através de uma pedagogia de gestão, em que se apelou às diferentes plateias a participação ativa de todos os intervenientes, tendo as crianças por excelência, manifestado o seu interesse e entusiasmo. A equipa da BE esteve sempre presente em todas as sessões, apoiando as dinamizadoras, resultando esta iniciativa numa experiência positiva e enriquecedora para todos.

AJUDARIS


A AJUDARIS lançou a 8.ª edição do Projeto “Histórias da Ajudaris”, sob o tema “A Alimentação”, tendo como objetivo a promoção da leitura, o gosto pela escrita, arte e solidariedade.

A Biblioteca Escolar lançou o desafio aos educadores/professores deste agrupamento, tendo a Educadora Susana Pereira aderido à iniciativa. A história criada pelo Jardim de Infância do Alemão foi selecionada para integrar a edição de 2016 deste Projeto.

A equipa da Biblioteca Escolar apoiou a participação nesta iniciativa e felicita a Educadora Susana Pereira e o seu grupo de crianças pelo trabalho que desenvolveram, sendo de salientar que das 1025 histórias enviadas, foram selecionadas 585. Parabéns!

Pode conhecer a história aqui.