aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Mascote - Projeto “ Dormir + para ler melhor”

Colaborando nas atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar, Plano Nacional de Leitura e Projeto Educação para a Saúde os alunos do 8º C, na disciplina de Educação Visual, promoveram a realização de uma mascote criando assim um “rosto” para o projeto “ O sono do herói” no âmbito do projeto “Dormir + para ler melhor”. O ponto de partida para a dinamização da referida atividade foi consciencializar os discentes para a importância da qualidade do sono na saúde e no seu sucesso escolar. Com imaginação e criatividade as ideias foram surgindo e a nossa mascote foi tomando forma, culminando na operacionalização de trabalhos com bastante qualidade.

Um júri, formado por elementos ligados à Biblioteca Escolar e um docente de Educação Visual, após a avaliação de todos os projetos realizados, definiu como vencedor o trabalho da aluna Ana Rute Santos, número um, do 8ºC. Nasce assim o “Preguiça”. A Biblioteca Escolar envolveu todos os alunos da escola na escolha do nome da mascote, que denotou uma forte adesão.

25 de Abril

Baile de Finalistas

Comemorando o culminar de uma etapa na vida dos seus alunos a escola pretende presenteá-los com um Baile de Finalistas que decorrerá dia 20 de junho. Assim,  o Agrupamento  deseja-lhes os maiores sucessos a todos os níveis e que as suas memórias guardem os bons momentos que aí vivenciaram.

"…PORQUE O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS..."

1 de junho de 2014

Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA.

Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.

O Jardim de Infância do Alemão e a EB1 nº 4 de Peniche, assinalaram a data, colocando painéis com pinturas das crianças, na fachada do edifício.

TRABALHOS DOS ALUNOS DAS TURMAS DO JARDIM DE INFÂNCIA DO ALEMÃO ; DO 1º/2º ANO ; DO 2º ANO ; DO 3º ANO ; DO 3º/4º ANO DA ESCOLA Nº 4.

XIV Encontro Nacional Interescolas do 1º Ciclo

EMRC 1º Ciclo

No dia 23 de maio, realizou-se o XIV Encontro Nacional Interescolas do 1º Ciclo, em Fátima, que reuniu cerca de cinquenta alunos do 3º e 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.

“Jesus, um encontro a descobrir” foi o tema deste encontro que tinha como objetivos: valorizar a importância de EMRC na formação integral da pessoa; descobrir em Jesus o maior amor, olhar Maria como modelo de vida.

Por volta das 8h30 da manhã, partiu de Peniche o autocarro, com os alunos da nossa escola, rumo a Fátima, na companhia da professora Susana Roquete, Catarina Fonseca, Filomena Damil e a auxiliar “ Dona Lena”.

Com a graça de Deus, às 10h chegava-se a Fátima, junto ao auditório do Centro Paulo VI, onde decorreu uma peça de teatro, que visou consciencializar as mentes para as questões ambientais e ecológicas, apresentado pelo grupo de animação e teatro “Espelho Mágico”. Este enriquecedor musical encheu-nos a vista e as mentes de tão gracioso e deslumbrante que foi, deixando marcas positivas jamais reversíveis.

Por volta das12h15, os alunos dirigiram-se à Igreja da Santíssima Trindade onde decorreram sublimes celebrações, com belíssimos cânticos e atuações que nos encantaram a alma, o espírito e nos aqueceram o coração. Certamente, um dos momentos mais bonitos e enriquecedores do dia, que ofereceu aos alunos uma experiência única e inigualável.

O almoço decorreu num dos parques de pic-nic dentro do Santuário de Fátima, no qual os alunos almoçaram e conviveram um pouco uns com outros, obtendo momentos de grande festa e harmonia.

Depois de almoço, os alunos foram cumprimentar Maria e cumprir as suas promessas, colocando as suas velas no local destinado para tal. Posteriormente, foram comprar as suas recordações para levarem para as respetivas habitações.

Às 15 horas dirigimo-nos aos Valinhos, onde os alunos visitaram as habitações de infância dos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta, bem como o local da 2ª aparição do anjo, no Poço do Arneiro.

A saída de Fátima ocorreu por volta das 16h30. O caminho de regresso foi muito tranquilo. A chegada a Peniche deu-se por volta da 18h com muitos aspetos positivos a salientar.

A todos os que tornaram possível a realização desta atividade, nomeadamente aqueles que acompanharam, muito obrigada!

Palmo e meio de leitura

Realiza-se no dia 30 de maio, pelas 20:30h, o IV Concurso de Leitura do 1º Ciclo do Município de Peniche – Palmo e Meio de Leituras.

Este concurso é promovido pelas Bibliotecas das Escolas do Município de Peniche, enquanto promotores e incentivadores da leitura, envolvendo o Agrupamento de Escolas de Peniche, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia e a Escola Secundária de Peniche. Na organização deste evento participam também a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar – Biblioteca do Campus 4 dos Serviços de Documentação do IPL e a Câmara Municipal de Peniche.

Entrega de Prémios ROE - “Empreendedorismo nas Escolas”

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) procedeu, no passado dia 24 de maio, à Cerimónia de entrega de prémios do Concurso “Empreendedorismo nas Escolas”, no âmbito da ROE Rede Oeste Empreendedor.

Na cerimónia foram apresentados os projetos dos alunos finalistas, decorrentes das iniciativas realizadas nas instituições de ensino e entregues os prémios (Certificado de participação, menções honrosas, taças, medalhas e prémio empresário por 1 dia) aos alunos, no âmbito da promoção do empreendedorismo.

Iniciativa “O meu 1º Milhar" – destinada ao 3º ciclo

1º Lugar – SUNNYGOLD

Projeto: Linhas de estores fotovoltaicos para gerar energia armazenada em baterias locais e convertida em corrente elétrica que poderá ser utilizada diretamente na iluminação local ou em outras aplicações.

Alunos: Afonso José Costa Barreto, Filipa Coelho Tavares, Gabriela da Silva Frade, Renata Filipa Vieira Jerónimo e Vânia Miguel Bento

Escola: Colégio frei São Cristóvão de A dos Francos – Caldas da Rainha

2º Lugar - PREVENÇÕES S.C.F “SOLUÇÃO CONTRA FOGOS”

Projeto: Prevenção de incêndios florestais, com a criação de central que dirija patrulhas que coloquem detetores de incêndios (chips, micro câmaras) de forma protegida

Alunos: António José Silva Lopes, Beatriz Pinto Ferreira e Joana Catarina Cardoso Senane

Escola: Externato cooperativo da Benedita - Alcobaça

3º Lugar - SURF PARADISE

Projeto: Produção de pranchas de surf em miniatura para venda em zonas turísticas e surfshops.

Alunos: Aléxis, Jesse, André, João, Bernardo, Nuno, Daniel, Sofia Baptista, David, Vítor e Gui

Escola: Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde de Peniche - Peniche



A D. Luís de Ataíde premiada na II Feira da Saúde de Peniche

1º Lugar Menção Honrosa Menção Honrosa

II Feira da Saúde de Peniche

Informam-se os encarregados de educação que as maçãs dos afetos elaboradas pelos alunos da D. Luís de Ataíde, irão estar expostas, nos dias 18 e 19 de Maio, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Para mais informações clique aqui.

40 anos do 25 de Abril

Na noite de 30 de abril, para encerrar a nossa semana de comemorações dos 40 anos do 25 de abril de 1974, teve lugar na escola-sede do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, um momento musical e de poesia (autor Professor Rui Cintrão) alusivo à efeméride, abrilhantado por alunos e professores da escola. A ele seguiu-se uma cativante palestra sobre as músicas que, também elas, fizeram a Revolução dos Cravos. Dinamizada por Rúben Carvalho, foi-nos contada história das mesmas e o porquê da sua escolha para marcar os vários momentos do processo de abertura à democracia no nosso país. Alunos, professores, pais e encarregados de educação encheram e animaram a sala. A todos eles se dirigem os agradecimentos da direção do agrupamento, assim como ao excelentíssimo orador e às entidades organizadoras do evento, o departamento de Ciências Sociais e Humanas, o grupo disciplinar de Educação Musical, a Biblioteca Escolar/Plano Nacional de Leitura, a Câmara Municipal de Peniche e a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Estiveram presentes o vice presidente da Câmara Municipal de Peniche, Jorge Amador, o presidente da Junta de Freguesia de Peniche, Henrique Bertino, o presidente do Conselho Geral, António Gomes, o diretor do Agrupamento, Rui Cintrão e a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Lígia Gonçalves.

25 de Abril

Speaking -Teste Key For Schools

Informação para os Encarregados de Educação – 3ª e 4ª Sessão

Informam-se os Encarregados de Educação que na próxima terça-feira, dia 13 maio no turno da tarde, se realizará a terceira sessão de Speaking  do Teste  Key For Schools, no pavilhão A da Escola Básica D. Luís de Ataíde.

Os alunos do 9º D do nº 17 ao nº 20, e 9º E do nº 1 ao nº 13 e o nº 17  apresentar-se-ão na escola, sala AC2, às 14.15h.

Para a segunda parte da sessão que terá início às 16.00h, sala AC2, estão convocados, os alunos nº 14 e o nº 15 do 9º E, 9º B nº 2 ao nº 7, CEF Emp de Mesa  do nº 1 ao nº 11 .

Quinta -feira, dia 15 maio no turno da tarde, realizar-se a quarta sessão de Speaking  do Teste  Key For Schools, no pavilhão C da Escola Básica D. Luís de Ataíde.

Os alunos do 9º B do nº 8 ao nº 20, e 7º B nº 10, 7º C nº 15, 8ºB nº 7 e nº 8 apresentar-se-ão na escola, Biblioteca , às 14.15h.

Relembramos que a realização da oral é obrigatória e que os alunos têm que ser portadores do seu cartão de cidadão ou do cartão de aluno.

Maçã dos Afetos

Decorrreu no passado dia 11 do mês de Fevereiro a comemoração do “Dia dos Afetos nas Escolas”. Foi o culminar de uma série de atividades realizadas nas escolas, entre elas:

i) Na sala de aula: na 3ª aula da manhã e/ou na 1ª da tarde, em todas as escolas envolvidas, os professores trabalharam com os alunos o tema Afetos (filmes, atividades laboratoriais, análise de textos, elaboração de slogans, jogos, dramatizações etc...);

ii) Na escola, foram disponibilizados murais para que os alunos manifestassem através de escrita livre, a forma como sentem os afetos;

iii) Nos intervalos do dia 11, foram distribuídos abraços grátis e beijinhos de bom dia;

iv) Também neste dia foram expostas as 28 maçãs realizadas pelos alunos/turma/salas do agrupmento;

v) Na comunidade, irá ainda realizar-se brevemente, a exposição em espaço público, os trabalhos efetuados nas escolas pelos alunos no âmbito dos afetos (Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, 18-19 de Maio).

A exposição “A Maçã dos Afetos” inseriu–se nas atividades do Projeto de Educação para a Saúde (PES), e pretendeu-se que a Maçã elaborada por cada escola/agrupamento mostrasse a forma como se vive e entende os afetos.

Este projeto - Dia dos Afetos nas Escolas - teve início em 2009/2010 e trata-se de um projeto inter concelhio da área da saúde escolar – com atividades que contemplam as áreas da Educação para a Saúde, designadamente nas componentes afetivas, educação sexual e alimentação, entre muitas outras – uma experiência que envolve não só profissionais das áreas da educação e da saúde, mas também os mais diversos parceiros da comunidade.

Neste ano letivo de 2013-14, participaram várias escolas de diversos concelhos, assim distribuídas: concelho de Alcobaça -15 maçãs participantes; concelho de Caldas da Rainha -14 maçãs; concelho de Óbidos - 7 maçãs;  concelho de Peniche - 28 maçãs.

O Júri já elegeu as maçãs vencedoras de cada concelho.

No concelho de Peniche, o 1º lugar foi para uma maçã realizada no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, pela turma do 9º A.

“O coordenador de saúde Professor João Neves e a direção do agrupamento, agradecem e felicitam todos os alunos participantes neste projeto”.

Pág. 21 de 26