aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Reflexão conjunta sobre praticas em intervenção precoce

A Equipa de Intervenção Precoce deste Agrupamento promoveu uma reunião  com o objetivo de realizar uma  “Reflexão conjunta sobre praticas em intervenção precoce”.

Este encontro decorreu no dia 26 de fevereiro de 2015 na Biblioteca da E.B. 2,3 D Luís De Ataíde Peniche, das 17h15 as 19h.  Esta reunião revelou-se bastante positiva e esclarecedora para os cerca de 50 participantes de várias áreas de intervenção: educação, saúde e intervenção social. Estiveram presentes; representante da Autarquia, Responsáveis dos Serviços Centrais do Ministério da Educação; o Diretor do Agrupamento, o Presidente do Conselho Geral, educadoras do Concelho e técnicos de apoio especializados.

Além de se refletir sobre a prática, foi abordada a legislação  em vigor:  Decreto – Lei nº 281/2009; assim como os aspetos mais formais dos procedimentos no âmbito da Intervenção Precoce.

Palestra com Filipe Palma

A 4 de março, realizou-se a atividade da semana da Leitura, integrada no projeto “Ler +Mar” do Plano Nacional da Leitura. A atividade foi promovida pela biblioteca escolar e pelo centro de formação de desportos náuticos e consistiu numa Palestra do professor Filipe Palma, sobre a sua viagem de kayak nas águas do Antártico.

Os alunos fizeram-se acompanhar de bloco de apontamentos, para tomar notas que irão auxiliar à produção de textos. Os melhores textos serão apresentados durante as atividades da referida semana.

O Projecto Antárctida Kayak 2005 terminou com sucesso. Filipe Palma percorreu os 80 km que separam a Ilha de Cuverville e Port Lockoy em 9 dias, incluindo a travessia do Estreito de Gerlach. Um desafio que não esteve isento de dificuldades e de alguns percalços. Como os encontros com focas leopardos e orcas ou as tempestades que impossibilitavam a navegação.

Mais informação em  http://www.horta.uac.pt/intradop/noticias2/antartidakayak/


Simulacro - Bombeiros Voluntários de Peniche

No dia 24 de fevereiro, realizou-se na escola um simulacro de incêndio que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Peniche. Este simulacro decorreu no período da manhã e toda a comunidade escolar envolvida deslocou-se para o local de segurança previamente estabelecido, de acordo com os procedimentos em caso de evacuação das instalações, numa situação de urgência iminente. Também houve lugar a uma operação de salvamento por parte dos bombeiros que foi concretizada com sucesso. Assim, toda esta ação decorreu de forma bastante satisfatória, uma vez que toda a comunidade educativa está ciente do regulamento e dos procedimentos a adotar em situação de emergência.

Agradecemos a colaboração de todos os interveniente e em especial ao corpo de Bombeiros Voluntários da nossa cidade de Peniche.

Missão País

“Não te ardia o coração”

A Missão País esteve no nosso Agrupamento.

Estudantes católicos de diversas faculdades do país, no seu tempo de férias, dedicaram-se ao voluntariado. A sua missão é evangelizar, trazer alegria, testemunho, dar de si aos outros.

As aulas de Educação Moral e Religiosa Católica foram inundadas, pelo entusiasmo, partilha e união destes jovens, enchendo os nossos corações de ânimo e empenho.

No primeiro ciclo, como não podia faltar, a alegria contagiante fez criar um ambiente de festa. Por coincidência na escola velha, o Octávio celebrou o dom da vida.

Obrigada a todos os jovens da Missão País por esta semana fantástica; à Prof. Isabel , à Prof. Vitória pela ajuda e à Direção do nosso Agrupamento pelo acolhimento e cooperação.

Missão País

Concurso Logotipo Associação de Pais

Logotipo

Para consulta - Regulamento do concurso

Comemorou-se o Entrudo na nossa escola.

No dia 13 de fevereiro os foliões da nossa escola, realizaram um desfile de máscara de carnaval. A música e a animação foi uma constante nesta manhã. A organização este ano esteve ao cargo do 8º B que demostrou bastante empenho e dedicação e mais uma vez um agradecimento muito especial ao Sr. José Belo que cedeu o equipamento de som e o apoio técnico. Para recordar seguem algumas das fotografias tiradas no decorrer do dia.


 


Dia dos Afetos


Eis o nosso abraço à nossa escolinha!!!

Visita de Estudo

No dia 20 janeiro 2015, alunos do 9ºano e CEF-Cozinha viajaram até Lisboa – Belém, a fim de assistir à peça de teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, no Mosteiro dos Jerónimos, e visitar o Museu da Presidência da República.

Chegados ao destino, foram surpreendentemente brindados por uma bonita parada a cavalo da GNR que ali fazia a receção aos novos embaixadores e que posteriormente seriam recebidos por sua excelência, o Presidente da República, no Palácio de Belém. Na verdade, tiveram sorte, pois ocasião para presenciar tal evento não ocorre com facilidade! Terminada a parada, puderam assistir ao teatro, onde atores e espetadores se misturaram numa alegre e divertida interação. Valeu a pena!

Antes da saída do Mosteiro, património protegido pela Unesco, realizou-se uma rápida passagem pelos seus belíssimos claustros e pela imponente igreja, onde se encontram os túmulos daqueles que “levaram” Portugal ao mundo: o navegador Vasco da Gama e o poeta Luís Vaz de Camões.

Chegada a hora da “paparoca”, cada um pôde escolher conforme o seu gosto: picnic de iguarias caseiras ou a esplanada da McDonald’s.

De seguida, foi realizada uma visita guiada ao Museu da Presidência da República, onde todos, sem exceção e por motivos de segurança, tiveram a experiência de ser revistados (até com direito a detetor de metais) e de ver passar todos os seus pertences pelo tapete de raio X, qual aeroporto internacional!

Finalmente, e porque se estar em Belém, zona turística de excelência da nossa capital, não se dispensaram os mundialmente famosos e saborosos Pastéis de Belém, regados desta vez com as também deliciosas bebidas do café Starbucks que tanto encantam esta nova geração.

De alma e barriga cheia se regressou a casa!

Logotipo “ Centro de formação Desportivo de Peniche”

Desenho Logo

Em articulação com o Centro de formação Desportivo de Peniche e o grupo de Educação Física, alguns alunos realizaram, na disciplina de Educação Visual (2º e 3º ciclo), um logotipo para o Centro. Este tinha como objectivo a promoção e divulgação das actividades do Centro através da imagem. Um júri, formado por elementos ligados ao Centro de Formação Desportiva de Peniche, docentes de Educação Física e docentes de Educação Visual, após a avaliação de todos os logotipos realizados, definiu como vencedor o trabalho da aluna Filipa Sarreira, do 9ºA. O logotipo vencedor foi depois alvo de pequenos ajustes pela professora da disciplina.

Quadra Natalícia 2014/2015

Quadra Natalicia 2014

Eis que decorreu mais uma quadra natalícia no Agrupamento D. Luís de Ataíde com diversas atividades.

Atuação musical proporcionada pela orquestra DLA sob coordenação do professor Manuel Chagas. Este evento decorreu no dia 10/12/2014 no pavilhão gimnodesportivo e foi aberto a toda a comunidade escolar. Salientemos e agradecemos a presença do Exmo. Presidente da C.M.P. António José Correia, do Exmo. Vice Presidente Jorge Amador e do Exmo. Professor Raúl Santos. O reportório foi constituído por seis músicas.

No dia 16 de dezembro, último dia do primeiro período letivo, na parte da tarde, o pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica D. Luís de Ataíde foi palco de uma Festa de Natal, que juntou todos os níveis de ensino do Agrupamento. Alunos, professores, assistentes operacionais, pais, encarregados de educação e famílias, todos quiseram participar neste acontecimento de movimento, cor e alegria. O Mercado de Natal tinha bancas de gastronomia portuguesa e francesa - «La fête des crepes» -  e  quermesses com artigos vários. Colaborar na angariação de fundos para atividades de escola foi um dos objetivos da realização deste mercado. A Associação de Pais marcou presença no evento com a sua participação no Mercado e no grupo «Treina dançando», num momento de espetacular animação musical e de dança. As bailarinas/ginastas pareciam verdadeiras piratas! O Grupo de teatro também abrilhantou o espaço com estonteantes coreografias e canções.

No final da tarde, no espaço exterior da escola, houve distribuição pelos presentes de chocolate quente e de bolos confecionados e servidos pelos alunos do CEF Cozinha. Tudo ao som de cânticos alusivos à quadra, sob a batuta do professor de Educação Musical Manuel Chagas. O acender das luzes da árvore de Natal decorada com garrafas de vidro com mensagens escritas no seu interior, foi o culminar da sessão festiva. Houve concentração junto àquela que sobressaiu pela sua originalidade, para encerramento do dia. Desta forma os alunos foram sensibilizados para que a partir do velho, com imaginação e criatividade também se pode fazer arte. Salientamos o imenso trabalho levado a cabo pelo grupo de professores de EV na montagem da mega árvore de natal, a saber, as professoras Cândida Calongo, Elisa Silva e o professor Paulo Xavier.

As referidas atividades realizaram-se no âmbito do «Projeto Pirata», envolveu a comunidade escolar na comemoração da época natalícia, tendo proporcionado instantes de convívio e satisfação.

Também no decorrer do dia 16 de dezembro realizou-se o jantar de natal que contou com a presença dos vários elementos que constituem a nossa comunidade escolar, num ambiente natalício e de verdadeiro convívio. Agradecemos a todos os presentes e os que tornaram este jantar possível e tão agradável. Em especial a todos os alunos do curso de educação e formação de cozinha, às professoras Helena Amaral e Ana Fialho, pela dedicação e preparação/confeção dos pratos e ao Sr. Diretor Rui Cintrão pela decoração da sala.

Mais artigos...

Pág. 27 de 35