aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Food, fun and leisure.

No âmbito da disciplina de Inglês, integrado no tema “Food, fun and leisure”, os alunos do  6º e 8º anos assistiram, no passado dia 16 de março, à estreia do filme “ Beauty and the Beast” em Torres Vedras. Seguiram depois para o almoço que se realizou no Parque das Nações em Lisboa, no restaurante “Clube do Hambúrguer”. Depois do almoço participaram no “photopaper” numa busca incessante por vocabulário em inglês, apercebendo-se assim da influência desta língua no dia a dia.

Apesar de todos os obstáculos que surgiram à última da hora, tratou-se de uma experiência positiva e do agrado dos alunos. Foi um dia muito divertido proporcionando a muitos deles uma experiência única e alguns momentos inesquecíveis.

No dia 14 de março, o dia de St. Patrick proporcionou aos nossos alunos, coadjuvados pelos docentes de Inglês, um verdadeiro Bar Irlandês subordinado ao tema “Beatles”. Os alunos participaram ativamente na atividade, tendo acesso a bebidas, pipocas, música tipicamente Inglesa e muitos brindes, proporcionando assim uma experiência cultural e ambiente próprio da cultura Inglesa. Foi um dia em cheio!

Concerto Primavera

Dramatização - O Romance não tão trágico de Inês de Castro

Roteiro do Bom Turista

Na E.B /J.I. de Prageira estamos a construir um roteiro do bom turista, enquadrado no tema aglutinador do agrupamento “Turismo” nas suas 3 vertentes: gastronomia, desportos náuticos e património. Aqui estão algumas das descobertas que fizemos no primeiro período:

Kit do bom turista e comemoração do dia mundial sem carros: visita ao monumento da Nª Sra. da Boa Viagem

Comemoração do Dia da Alimentação – Visita à Quinta Colheitas D’Óbidos

Comemoração do Dia da Alimentação – Visita ao Mercado Municipal, provas gastronómicas e descoberta das camarinhas, fruto endémico existente em Peniche

O Surf: Ida à praia por altura do Campeonato de Surf para observação de aspetos relacionados com a modalidade e com o Turismo e visita à loja da Rip Curl próxima do nosso estabelecimento

Comemoração do Pão-Por-Deus com a elaboração de cestas com materiais reciclados, recriando o maquino dos pescadores e que foi decorado com as cores do município

Visita à Orla Costeira de Peniche: Cabo Carvoeiro, Ponta do Trovão (Parafuso Dourado) e Filtro de Peniche para conhecer o património natural e geológico de Peniche.

Comemoração de Natal com ida ao Circo de Natal ao Coliseu dos Recreios e lanche comemorativo de estabelecimento.

Vamos continuar as nossas descobertas

… e regista-las no nosso roteiro do bom turista

Cantar as Janeiras

Fomos cantar as Janeiras ao Jardim Infantil da Colónia Balnear, à Junta de Freguesia e ao Agrupamento, para que não se perca uma tradição que é tão antiga. Fomos muito bem recebidos em todos os locais.

Os meninos do Jardim também nos presentearam com um belo momento musical entoando canções do seu reportório musical e relacionadas com os Reis. A Junta de Freguesia, na pessoa do Sr. Presidente ofereceu-nos guloseimas que as crianças muito apreciaram, e o Diretor do Agrupamento brindou-nos com sumos e guloseimas.

Dia do Mágico

No passado dia 31 de janeiro a nossa Escola festejou o Dia do Mágico com a presença de um mágico. Esta atividade, da iniciativa da professora bibliotecária do Agrupamento, proporcionou alguns momentos de magia que muito encantaram todos os alunos e professores!

Carnaval 1º Ciclo

Maré de Poesia

Antologia de Poemas

O livro Maré de Poesia é um projeto que foi concebido ao abrigo do Projeto TEIP, Clube da Leitura, em torno do tema anual do Agrupamento, «O Mar», e foi realizado em parceria com a Equipa da Biblioteca Escolar, no ano letivo 2015/2016.

Os poemas que dele fazem parte foram elaborados pelos alunos das turmas do 7ºA, 7ºB, 7º C e 7ºD, que atualmente se encontram no 8º ano, e resultaram de um trabalho de projeto, dinamizado pelas docentes Paula Santos e Elisabete Esteves, através da realização de uma Oficina de Escrita Criativa em parceria com a Biblioteca Escolar.

A decisão final de publicar esta antologia na página oficial do Agrupamento resultou da qualidade do trabalho realizado, do empenho e entusiasmo que os alunos foram revelando ao longo de todo o processo de aprendizagem.

Na verdade, este livro constitui prova da sensibilidade poética dos nossos jovens e da sua relação de afinidade com o mar, presente na identidade e na memória coletiva das gentes de Peniche.

Dirigimos os nossos agradecimentos a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização deste projeto.

Por fim, fazemos um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Peniche, na figura do seu Presidente, Henrique Bertino Antunes, pelo especial contributo e patrocínio na publicação deste livro.

O Romance não tão trágico de Inês de Castro

Uma história apaixonante


No âmbito do Concurso “Uma Aventura Literária 2017” da Editorial Caminho, os alunos do 8º ano e a Professora de Português, Paula Santos, procederam à adaptação e dramatização do texto “O Romance Trágico de Inês de Castro”, parte integrante da obra Portugal – História e Lendas, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, concorrendo na modalidade de Teatro.

No dia 13 de fevereiro, promovendo a articulação entre as disciplinas de Português e Tecnologias da Informação e Comunicação, procedeu-se às filmagens do vídeo da peça “O Romance não tão trágico de Inês de Castro”, pelo Professor Ricardo Silva, nos espaços interiores e exteriores da Fortaleza de Peniche, promovendo o conhecimento do nosso Património Local junto dos alunos.

É de destacar o entusiasmo, responsabilidade e profissionalismo dos alunos, bem como o seu envolvimento nesta história de amor trágico, que resultou num trabalho de excelente qualidade que será apresentado à Comunidade Educativa, durante a Semana da Leitura e aos Pais e Encarregados de Educação no dia 24 de março, às 21:00 horas, no espaço da Fortaleza, na capela de Santa Bárbara.

Agradecemos à Câmara Municipal de Peniche, pela disponibilidade para abraçar este projeto e cedência do magnífico espaço da Fortaleza de Peniche, que perpetua, junto dos nossos jovens, a memória do passado!

Um agradecimento muito especial a todos os alunos do 8º ano que participaram na concretização deste projeto, pela dedicação, alegria e criatividade. Muitos Parabéns!

Carnaval 2017

Comunidade Educativa

"O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, em reunião ordinária do dia 17 de novembro de 2016, reconhece publicamente o excelente trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa durante o período de vigência do Projeto Educativo, no triénio de 2012-2015, que terminou com uma avaliação externa e interna de BOM."

Pág. 10 de 26