aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

TEIP 3

A direção do Agrupamento conjuntamente com todo o seu corpo docente tem vindo constantemente a procurar melhorar as suas práticas. Nesse sentido e no decorrer do ano letivo 2011/2012 na sequência da Avaliação externa foi proposto à Direção do Agrupamento a integração no projeto TEIP 3. No ano letivo 2012/2013, o Sr. Diretor Rui Cintrão assinou a integração no projeto TEIP 3. Este projeto foi coordenado e orientado pela Professora Cristina Lacerda e o Professor Ricardo Silva. A integração no TEIP 3 permitiu ao Agrupamento no ano de 2012/2013 um acréscimo de valor em vários pontos, a saber:

Criação de coadjuvações e co docências nos anos terminais de ciclo

Criação de horários com horas comuns nas disciplinas de Português e Matemática com o intuito de experimentar-se as  “Turmas e Nível”

Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família

Contratação de um professor do Grupo de Recrutamento 300 - Português

Contratação de um professor do Grupo de Recrutamento 500 - Matemática

Contratação de um professor do Grupo de Recrutamento 110 - 1º Ciclo

Contratação de uma Psicóloga (que ainda se mantem até à data)

Contratação de um assistente social

Criação de vários clubes de acordo com os interesses dos alunos após consulta aos mesmos (Vela, Orquestra DLA, Pesca, Surf, Horta, Ténis de mesa e Do Velho faz Novo). Actualmente a Vela e o Surf integram o Centro de Formação Desportivo Náutico e o Ténis de Mesa é uma modalidade com grupo equipa do desporto escolar.

Acompanhamento de um perito externo proveniente do ISCTE

Ações de capacitação/Formação diversa proporcionada pela equipa do ISCTE

Partilha de boas práticas entre escolas do universo TEIP

Criação de um relatório e plano de melhoria que contemplava uma serie de aspetos:

  • analise SWOT do agrupamento identificando os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças;
  • definição de diversas ações, englobando a designação, descrição sumária, público alvo, objetivos, indicadores, evidencias, dados de partida e metas por ação. Todas estas ações tinham por base a melhoria em quatro eixos de intervenção, a saber, Eixo 1 -  Apoio à Melhoria das Aprendizagens, Eixo 2 - Prevenção do Abandono, Absentismo e Indisciplina, Eixo 3 - Gestão e Organização e Eixo 4 - Relação Escola-Famílias Comunidade e Parcerias;
  • compromisso/definição de metas dando grande relevância aos resultados escolares.

Actualmente e desde 2014/2015 o projecto tem sido coordenado pela Professora Lígia Neves e Professor Marco Neves, sendo que existe uma continuidade da grande maioria dos pontos mencionados anteriormente e uma intenção num futuro próximo de melhorar no que diz respeito à monitorização e supervisão/intervisão.