aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Clube de Vela

JUSTIFICAÇÃO / O PASSADO

Ao longo dos vários anos esta modalidade desportiva teve em Peniche uma forte recetividade por parte dos alunos das escolas que estabeleceram protocolos de colaboração com o CLUBE NAVAL DE PENICHE.

No passado, estiveram envolvidas as escolas D. Luis de Ataíde, Escola Secundária de Peniche, Escola C+S de Ribamar, Escola 2, 3 de Atouguia da Baleia e Escola EBI de Peniche. Durante cerca de 15 anos, esta situação teve a sua continuidade assegurada através de protocolos de colaboração renovados anualmente.

Regularmente, este núcleo de escolas organizou e participou em regatas (envolvendo também os então existentes núcleos de Vela - Desporto Escolar de S. Martinho do Porto e Nazaré) .

Nos casos em que os alunos se evidenciaram pelas suas capacidades, levou-se a cabo uma motivação no sentido de que este transitasse para o desporto federado a fim de se poder encetar um processo de aperfeiçoamento. Nesses casos os alunos participaram em provas oficiais dos campeonatos regionais das classes OPTIMIST, LASER e L'ÉQUIPE.

Alguns desses alunos evoluíram para os campeonatos nacionais e registaram-se oito participações em campeonatos da Europa da classe L’Équipe, onde uma equipe da escola D. Luís de Ataíde registou um quinto lugar, tendo posteriormente competido em classe 420, tendo obtido o estatuto de atletas de alta competição.

Hoje, vários dos alunos que passaram pela equipe de vela/desporto escolar são profissionais do mar em diversas vertentes, desde a Polícia Marítima, à Marinha Mercante,  Armada Portuguesa e  pesca profissional.

As condições naturais para a prática de Vela em Peniche são excelentes. Para alêm do espaço interior do Porto de Peniche existe uma enorme área abrigada entre o Cabo Carvoeiro e a praia da Consolação para onde se deslocam os atletas das classes mais avançadas sempre que as condições climatéricas o permitem.


O CLUBE NAVAL de PENICHE

Este clube está situado no Cais das Gaivotas , mesmo junto às águas do Porto de Peniche, a pouco mais de 50 metros do local onde será construída a nova rampa varadouro para apoio às atividades náuticas desportivas.

Tem em funcionamento uma escola de Vela, uma secção de Actividades Subaquáticas que compreende as vertentes de mergulho com escafandro autónomo e de pesca submarina e uma escola de Desportistas Náuticos . È também a entidade gestora da Marina de Peniche.

Tem demonstrado uma forte capacidade de iniciativa, organizando regatas dos Campeonatos Regionais de Escolas de Vela, Campeonatos regionais  das classes OPTIMIST e     L’ÈQUIPE, Campeonato de Portugal  de Júniores, Campeonato de Portugal de VAURIEN, escalas de diversas regatas oceânicas, regatas internas, regatas de modelos á vela, campeonatos nacionais, europeus e euroafricanos de pesca submarina, encontros nacionais de mergulho amador, cursos de mergulho amador, cursos de desportista náutico, concursos de pesca, atividades culturais diversas, etc.

O C. N. P. dispõe de instalações modernas, suficientemente amplas para acolher todo o material da Escola de Vela e das diversas secções em atividade. Dispõe de duas amplas salas de formação multi-usos, oficina, balneários masculinos e femininos, bar-convívio, secretaria e salas de reuniões. Dispõe também de duas gruas e um poso de abastecimento de combustíveis.

A Escola de Vela tem á disposição o seguinte material:

- 6 embarcações da classe OPTIMIST

- 3 embarcação da classe LASER. ( duas são do Desporto - Escolar )

- 1 embarcação da classe SNIPE.

- 3 embarcações da classe L’ÉQUIPE.

-4 botes de apoio, coletes de salvação, bóias de regata, rádios transmissores receptores,  mastro de sinais e outros materiais de apoio ao desenvolvimento da modalidade.

Para além dos meios técnicos existentes o C. N. P.  contratou uma treinadora a tempo inteiro (Diana Saudade). Este é um facto que se reveste de importância acrescida, por ser esta uma velejadora que fez a sua iniciação no desporto escolar e fez a transição para o desporto federado, tendo mais tarde feito formação na Federação Portuguesa de Vela, tendo adquirido o diploma de treinadora de grau um. Esta contratação permite que haja condições para realizar treinos de segunda a sexta.

O CNP contratou ainda um outro treinador de grau um, formado pela Federação Portuguesa de Vela, que entrará ao serviço ainda durante este mês de novembro, que irá assegurar os treinos durante os fins de semana.

A direcção do  C. N. P.  tem investido o  máximo na dinamização desta modalidade, nomeadamente adquirindo os materiais necessários ao bom funcionamento da escola de vela.

Tem sido mantida uma óptima relação de trabalho com a Câmara Municipal de Peniche, a Capitania do Porto de Peniche, a Direção Geral dos Recursos Marítimos, a Federação Portuguesa de Vela, a Associação Regional de Vela do Centro, as Associações de Classe e outras entidades envolvidas no processo.

Pelos serviços prestados á comunidade, em Junho de 97  o  C. N. P. passou a ser  Instituição de Utilidade Publica.


OBJECTIVOS

- Divulgar a modalidade Vela.

- Desenvolver uma mentalidade de respeito pela natureza através da prática de um desporto rápido, radical, divertido, bonito, inteligente e não poluente.

- Desenvolver capacidades atléticas.

- Dar também a alunos com fraca capacidade económica oportunidade de se dedicarem a uma modalidade que em princípio não estaria ao seu alcance .

- Promover a ocupação saudável dos tempos livres dos alunos.

- Dar plena utilização a uma série de meios existentes no C. N. P. em particular e em Peniche em geral.


ESQUEMA CONCEPTUAL

A) FORMAÇÃO DE ALUNOS

- Este projecto tem capacidade para envolver 5 escolas, uma por dia, de segunda a sexta.

- A experiência adquirida até ao momento mostra que o número indicado de alunos por cada escola é de 10 a 15. Cada grupo de alunos pode ocupar um espaço de 4 horas semanais.

- Cada grupo é acompanhado por um professor e pelo treinador do C. N. P.

- Os alunos que pretenderem acelerar o seu aperfeiçoamento poderão frequentar ( a expensas dos encarregados de educação ) os treinos para atletas federados, aos Sábados e Feriados . Este treino acrescido poder-lhes-á dar capacidade para, se os encarregados de educação assim o entenderem, participar em regatas oficiais, podendo para isso contar com o apoio logístico e técnico do C. N. P.

B) FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Esta vertente destina-se essencialmente à formação de professores de Educação Física, ou outros, desde que envolvidos no projeto vela/desporto escolar. Os professores participarão ativamente nos treinos e beneficiarão de apoio direto à sua formação pela treinadora do CNP.