aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Erasmus+

O Agrupamento de Escolas D. Luis de Ataide tem vários projetos Erasmus+ a decorrer desde o ano letivo 2018/2019. Estes projetos tem vindo a ser implemntados em algumas turmas do 6º ao 9º ano e inclui o 1º ciclo. Existe ainda um projeto que permite a mobilidade de professores para formação. Segue uma breve descrição de cada projeto:

KA1 - Aprendizagem em Movimento [2018-1-PT01-KA101-046803] 2018/2020

Este projeto foi elaborado tendo por base as necessidades sentidas através do plano de melhoria, assim como, do plano de auto-avaliação do agrupamento e dos quais surge o atual projeto.

Pretende-se com este projeto atingir os seguintes objetivos:

  1. a) Melhorar as práticas pedagógicas atuais e as abordagens presentes à gestão da sala de aula e à gestão e organização da escola.
  2. b) Capacitar o desenvolvimento profissional e linguístico dos professores.
  3. c) Adoptar novas ferramentas de intervenção na área da inclusão.
  4. d) Promover práticas pedagógicas inovadoras e de articulação entre departamentos.
  5. e) Introduzir a dimensão europeia nas práticas e estratégias educativas do agrupamento, abrindo espaços e redes de comunicação e intercâmbio, trazendo uma aproximação às abordagens, critérios de qualidade, estratégias e visões de outros países europeus.
  6. f) Contribuir para o sucesso escolar dos alunos e para a prevenção do abandono escolar precoce e para a promoção de uma escola inclusiva e globalizada.

O projeto irá permitir a mobilidade em Job Shadowing e em Cursos de formação a 14 professores do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.

KA229 Mathematics and FUN

Anos letivos: 2019/2020 – 2020/2021

Países envolvidos: Bulgária, Chipre, Estónia, Itália, Polónia e Portugal

Publico-alvo: Educadoras e professoras – pré-escolar/1º ciclo

Objetivos:

  • Apoiar os professores na aquisição de novas habilidades-chave e competências profissionais por meio da implementação de tarefas do projeto.
  • Desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas das crianças, na fase inicial da educação.
  • Fortalecer métodos, técnicas e formas de trabalho, dirigidas às crianças na fase inicial da educação, usando as ferramentas STEAM.
  • Melhoria da qualidade do trabalho das organizações parceiras no estágio inicial da educação na área de desenvolvimento de competências básicas, incluindo competências matemáticas e essenciais.

 

KA229 “CHANCE - School exCHANges for ClimatE changes:

improving performance in maths and science,

fostering responsible citizenship and

environment friendly attitudes of pupils through

school exchanges

 

Anos letivos: 2018/2019 – 2019/2020

Países envolvidos: Grécia, Itália, Letónia, Polónia e Portugal

Publico-alvo: turmas do 6º ano do AEDLA.

Objetivos:

- Aumentar o desempenho dos alunos, especialmente em relação às disciplinas de ciência, matemática, TIC e competências linguísticas através das atividades do projeto;

- Desenvolver as competências ao nível de cidadania, participação social e cívica, competências linguísticas, espírito de iniciativa, pensamento crítico e de consciência ambiental;

- Promover uma melhor utilização das metodologias de ensino através do uso das tecnologias digitais na educação,

- Desenvolver o espírito de cooperação nos professores de forma a trabalharem em equipas internacionais, via skype, ou outros mecanismos de comunicação digitais de forma a desenvolver estratégias didácticas.

KA229 “CREATIVE STUDENT”

Anos letivos: 2019/2020 – 2020/2021

Países envolvidos: Bulgaria, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia.

Publico-alvo: turmas do 7º ano do AEDLA.

Objetivo:

  • Consciencializar para o patrimônio cultural, nomeadamente invenções, sobre o crescimento económico e a coesão social;
  • desenvolver um modelo atrativo de clubes depois da escola;
  • adquirir novas estratégias educacionais para promover o desenvolvimento da criatividade, autoconsciência, inovação, empreendedorismo, tolerância, empatia e espirito de iniciativa;
  • adquirir novas estratégias, estimulando a participação dos alunos em eventos realizados na escola e na comunidade local;
  • familiarizar-se com os sistemas educacionais de todas as organizações participantes;
  • adquirir novos métodos de desenvolvimento do pensamento crítico para o uso dos mídia;
  • melhorar as competências linguísticas de professores e alunos.

 

KA 229 “Don’t be afraid of Maths”

Anos letivos: 2018/2019 – 2019/2020

aíses envolvidos: Alemanha, Croácia, Eslováquia, Polónia, Portugal e Suécia.

Publico-alvo: alunos do 8º ano do AEDLA.

 

Os principais objetivos do projeto são:

- Desenvolver as competências ao nível da matemática;

- Envolver o corpo docente na dinâmica de cooperação internacional;

- Envolver as disciplinas de matemática, inglês, físico-química, história, geografia e TIC dos 6 países envolvidos.

- Adquirir novas formas de aplicar a matemática em diferentes áreas do dia-a-dia.

 

KA229 - WORKING FOR EUROPE

Anos letivos: 2018/2019 – 2019/2020

Países parceiros: Alemanha, Grécia, Lituânia e Portugal.

Público-alvo: alunos do 9ºano do AEDLA

Objetivos:

- Conhecer as várias profissões que podem existir nos países envolvidos;

- Dar a conhecer algumas profissões locais;

- Desenvolver a criatividade dos alunos.

Artigo em PDF