aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

A nossa Escola participou no projeto Galileo!!!

Os dois primeiros satélites, cujo lançamento está previsto para 20 de Outubro, terão os nomes dos jovens vencedores na Bélgica (Thijs) e na Bulgária (Natalia), países em que o concurso já teve lugar no início deste ano. Hoje, a Comissão Europeia lançou o concurso nos outros 25 Estados-Membros, a fim de poder baptizar os satélites que serão lançados até 2019. Nos concursos podem participar crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos.

 

Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, declarou: «Com a navegação por satélite, a exploração do espaço e a observação espacial, o tema do espaço reveste uma importância crescente para os cidadãos e para o nosso futuro económico. Gostaríamos de incentivar a criatividade das crianças e vê-las apaixonarem-se pelo espaço e as suas oportunidades a partir de uma idade jovem. Recompensamos esta criatividade oferecendo uma oportunidade única a 27 crianças: darem o seu nome a um satélite.»

De 1 de Setembro a 15 de Novembro, as crianças que vivem na UE e que nasceram em 2000, 2001 e 2002 – início do programa Galileo ‑ são convidadas a fazer um desenho sobre o tema do espaço e da aeronáutica e, utilizando um scanner ou uma fotografia digital, a carregar o ficheiro do desenho no sítio Web do concurso. Em cada país, um júri nacional seleccionará o melhor desenho e o vencedor terá o seu nome atribuído a um dos satélites da constelação Galileo. Os lançamentos dos satélites realizar-se-ão regularmente a partir de 2012, até que a totalidade da constelação esteja completa (deve contar 30 satélites). A ordem em que os nomes das crianças serão dados aos satélites é determinada pela ordem alfabética dos Estados-Membros na sua língua nacional.

O concurso é anunciado em cada Estado-Membro através de comunicados de imprensa e de conferências de imprensa, de correio dirigido às escolas, às associações de professores e aos portais de ensino. Esta iniciativa também deve contribuir para despertar o interesse dos alunos e permitir aos professores abordarem mais facilmente na classe o tema do espaço e da navegação por satélite.

O concurso pode ser consultado no seguinte sítio: http://www.galileocontest.eu/pt/competition.