aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Corta Mato - Concelhio

Em Dia de S. Martinho

A Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde acolherá mais uma vez o projeto da Câmara Municipal de Peniche A poesia anda por aí…, desta feita em Dia de S. Martinho. A sessão terá início às 21:30h do dia 11 de novembro de 2016 e contará com a participação de alunos da escola, para além da colaboração dos habituais dizedores.

A sessão é aberta a toda a comunidade e por isso contamos com a vossa presença!

Mensagem Associação de Pais

Informação aos Encarregados de Educação e Alunos - 2016/2017

Informa-se todos os E.E. e alunos que foi atualizada toda a informação na página do agrupamento no separador Alunos/Pais.

 

Nesta área podem ser consultadas as seguintes informações:

Calendário Escolar 2016/2017

Listas das Turmas 2016/2017

Horários dos Alunos / Turmas 2016/2017

Listas de Diretores de Turma e horários de atendimento 2016/2017

Concursos

Publicação da Lista Final - Psicólogo

Consultar documento

Aviso de Abertura - Técnico Especializado

Contratação de Escola 2016/2017

Técnico Especializado - Psicólogo - Horário 1 - Consultar Documento

Técnico Especializado - Assistente Social - Horário 3 - Consultar Documento

Técnico Especializado - Curso Vocacional de Cozinha - Horário 2 - Consultar Documento

Abertura do ano letivo 2016/2017

Mensagem do diretor e sua equipa

A Direção do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, saúda toda a comunidade educativa e deseja a todos um bom ano letivo.

Votos de muito sucesso aos novos alunos que integram pela primeira vez o pré escolar e 1º, 2º e 3º Ciclos.

Continuaremos o nosso caminho pelo reconhecimento do trabalho e envolvimento de cada um, de dialogo, de ajuda com todas as estruturas educativas do agrupamento, assim como com todos aqueles, sendo parceiros ou não, nos fazem chegar mais longe.

Agradecemos a satisfação e reconhecimento do Agrupamento, tornando-nos um Agrupamento de referência a nível de confiança e satisfação.

A direção

 

AVISO

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

ABERTURA DO ANO LETIVO 2016/2017

15/09/2016

09:30 h.

Receção a alunos e encarregados de educação do 5º ano

TURMAS SALAS

5ºA   -  AO3

5ºB   -  AC1

5ºC   -  AC2

5ºD   -  AO1

Programa de receção aos alunos 5º ano

09:30 h.

Entrada nas salas de alunos e encarregados de educação.

Concentração de alunos e diretores de turma no pátio, junto à âncora.

11:00 h

Reunião de E.E. de todas as turmas do 5º ano com a Direção do agrupamento e outos intervenientes da Comunidade Escolar.

15:00 h

RESTANTES TURMAS/ANOS DE ESCOLARIDADE/E.E.

TURMAS SALAS

6º A - AO3 / 6º B - AC1 / 6º C - AC2 / 6º D - AO1

7º A - BO5 / 7º B - BO6  / 7º C - BO7  / 7º D - BO8

8º A - BO9  / 8ºB - B10  / 8º C - B11

9º A -  AM1 /  9º B - AC1  / 9º C -  AV1

VOC. - BT1


Pré Aviso Abertura concurso AECS - 2016/2017

Serve o presente Pré – Aviso para informar que a contratação de Técnicos Superiores para as Atividades de Enriquecimento Curricular para o ano letivo 2016/2017 não vai ser realizada através da plataforma informática disponibilizada pela Direção-Geral dos Recursos Humanos da Educação e sim através de procedimento concursal a desenvolver pelo Município de Peniche. Assim, e para permitir que os candidatos preparem a sua candidatura atempadamente, informa-se que o Aviso de Abertura relativo às candidaturas AEC 2016 -2017 será publicado no próximo dia 09 de agosto nos sítios do Município de Peniche e dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Peniche, e o período para apresentação de candidaturas decorrerá de 10 a 12 de agosto (inclusive).

Consultar documento completo - AQUI

Articulação entre 1º e 3º ciclos

Momentos recheados de talento: Teatro, Música e Dança

“Serafim e Malacueco na corte do Rei Escama” pelos alunos do 7º ano

7 de junho na BE

No dia 7 de junho de 2016, as turmas do 7º ano da docente de Português, Paula Santos, em articulação com a Equipa da Biblioteca, dinamizaram uma atividade em articulação com a turma do 4º ano da Professora Isabel Calado, da Escola Básica Velha, implementando uma Oficina de Teatro e Representação. Assim, os alunos do 7º ano ensaiaram e dramatizaram para os alunos do 4º ano, na Biblioteca Escolar do Agrupamento, uma peça que faz parte dos conteúdos lecionados nesse nível de ensino, a saber: Serafim e Malacueco na corte do rei Escama, retirada da obra Teatro às três pancadas, de António Torrado. Esta peça sofreu algumas adaptações realizadas pela docente e pelos discentes envolvidos nesta dinâmica, inserindo-se personagens de uma outra peça à qual estes assistiram durante uma visita de estudo ao teatro O Sonho em Lisboa, a saber Leandro, rei de Helíria, de Alice Vieira. É de destacar o profissionalismo demonstrado pelos alunos do 7º ano que se empenharam para dar vida a um variado leque de personagens, entre as quais um Bobo bem engraçado e com um sentido de humor bem apurado!

Por outro lado, os alunos do 4º ano apresentaram uma batail dance e uma canção dramatizada intitulada Era uma vez, configurando um excelente momento de convívio, partilha e alegria entre os discentes do 1º e 3º ciclos do nosso agrupamento.

De seguida, os alunos do 4º ano tiveram ainda a oportunidade de conhecer os diferentes espaços da nossa escola acompanhados pelo Diretor e Professor Rui Cintrão!

Parabéns a todos os alunos do 1º e 3º ciclos pelo empenho, alegria, partilha e entusiamo!


Atividades Diversas - Biblioteca Escolar

Decorreu no passado dia 31 de maio, 1 e 2 de junho a entrega de certificados Ler + é Super! pela equipa da Biblioteca Escolar, aos alunos das várias turmas da Escola Velha, do primeiro ciclo do ensino básico. Estes certificados pretenderam destacar os alunos, que na requisição domiciliária mais se distinguiram, porque levaram mais livros para casa.

Este reconhecimento pretendeu ser um ato simbólico, valorizando a atividade e o interesse dos alunos, na construção de pilares que cimentem a aquisição de bons hábitos de leitura e a literacia.

Em paralelo a esta atividade, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou outras atividades de animação da leitura, tendo os alunos e professores participado ativamente com muito entusiasmo.

Parabéns a todos os frequentadores da Biblioteca Escolar!

A Equipa agradece a todos os Alunos, Professores, Assistentes Operacionais da Escola Básica Velha e Famílias o empenho demonstrado pela atividade, contribuindo todos para que esta fosse um sucesso.

Filme de Animação No mar eu vou brincar

“No mar eu vou brincar” é um filme de animação realizado pelo artista plástico Nuno Franco, a partir dos desenhos dos alunos, desenvolvidos nas salas de aula das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.

Esta experiência decorreu no âmbito do atelier de experimentação prática e artística de iniciação ao cinema de animação "Vamos Fazer Mares Animados?” promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento e integrado no projeto Mar Português.

Neste âmbito, vimos partilhar o filme com toda a comunidade educativa, que foi fruto de um forte empenho de todos os intervenientes.

Em junho, realizaram-se ações de apresentação desta curta-metragem, pelo artista plástico Nuno Franco e a equipa da Biblioteca Escolar, em todos os estabelecimentos do 1º Ciclo do Agrupamento, concluindo-se assim este projeto.

Atividades de Animação da Leitura

No terceiro período, os alunos do 1º Ciclo e os grupos de crianças do Pré-Escolar tiveram dias recheados de histórias, para comemorar várias datas alusivas à leitura e literacia, nomeadamente o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, entre outras!

A equipa da biblioteca escolar organizou em parceria com as bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria várias sessões de animação da leitura. As sessões para o primeiro ciclo foram dinamizadas pela contadora de histórias Liliana Gonçalves, bibliotecária do Instituto Politécnico de Leiria. A bibliotecária dos serviços de documentação da Biblioteca Campus 4 do IPL (ESTM), Vânia Coelho, desenvolveu as sessões com o pré-escolar.

Estas sessões encontram-se inseridas no âmbito das Atividades Culturais das Bibliotecas do IPLeiria para crianças e jovens e no Plano Anual de Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.

Todas as sessões decorreram num ambiente lúdico-pedagógico fantástico, através de uma pedagogia de gestão, em que se apelou às diferentes plateias a participação ativa de todos os intervenientes, tendo as crianças por excelência, manifestado o seu interesse e entusiasmo. A equipa da BE esteve sempre presente em todas as sessões, apoiando as dinamizadoras, resultando esta iniciativa numa experiência positiva e enriquecedora para todos.

AJUDARIS


A AJUDARIS lançou a 8.ª edição do Projeto “Histórias da Ajudaris”, sob o tema “A Alimentação”, tendo como objetivo a promoção da leitura, o gosto pela escrita, arte e solidariedade.

A Biblioteca Escolar lançou o desafio aos educadores/professores deste agrupamento, tendo a Educadora Susana Pereira aderido à iniciativa. A história criada pelo Jardim de Infância do Alemão foi selecionada para integrar a edição de 2016 deste Projeto.

A equipa da Biblioteca Escolar apoiou a participação nesta iniciativa e felicita a Educadora Susana Pereira e o seu grupo de crianças pelo trabalho que desenvolveram, sendo de salientar que das 1025 histórias enviadas, foram selecionadas 585. Parabéns!

Pode conhecer a história aqui.

Ecovalor - Resultados

O nosso Agrupamento está de Parabéns!

Todos conseguimos obter um excelente resultado nesta campanha. Segundo os primeiros resultados, o nosso Agrupamento recolheu e permitiu a reciclagem de mais de cinco mil quilos de resíduos do ecoponto amarelo.

Assim, em consequência desta campanha, as escolas foram "premiadas" com os seguintes montantes:

Escola da Prageira angariou 145 €;

Escola do Filtro, 113,5 €;

Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. Luís de Ataíde a quantia de 415 €.

Mais uma vez parabéns a todos os alunos, às suas famílias, funcionários e professores.

A direção aproveita para agradecer publicamente o envolvimento de toda a comunidade escolar e deixa um agradecimento especial aos docentes do 1º ciclo envolvidos e à professora Lígia Neves, que dinamizaram de forma exemplar toda a campanha.

Pág. 6 de 20