aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Sarau de Poesia

Projeto Animal

No âmbito da disciplina de ciências naturais, os alunos do 5ºano já começaram a apresentar trabalhos do “Projeto Animal” que se encontram expostos na biblioteca da escola sede deste agrupamento. Convidamos os encarregados de educação a apreciarem estes trabalhos a partir do dia 23 de março próximo – dia da reunião com diretores de turma para entrega de registos de avaliação do 2º período.


2ª Atuação Orquestra DLA 2016

Decorreu no passado dia 9 de março mais uma atuação da orquestra DLA. Mais uma vez a sala de espetáculos voltou a ser pequena para todos os que quiseram marcar presença. O momento alto da noite foi a interpretação a solo da Marcha Turca de Mozart, levada a cabo pelo aluno Alexandre Murraças recorrendo apenas à flauta, resultando desta atuação uma ovação de pé por parte de todos os espectadores. A direção salienta e agradece a todos os alunos e professores que proporcionaram à comunidade educativa mais um momento musical de grande qualidade. Um agradecimento especial aos espectadores pelo seu comportamento exemplar.

É PRECISO TER LATA! GONDOMAR 2016

“É preciso ter lata!”

É preciso ter lata! Canstruction Portugal é um concurso interescolas de esculturas construídas integralmente com latas de alimentos. Finalizadas as obras de arte, após uma maratona de construção, estas são apreciadas por um júri e distinguidas em diversas categorias. No final, as esculturas são desmanteladas e os alimentos angariados são doados a instituições de solidariedade social e a outros projetos comunitários indicados pelas escolas participantes.

No âmbito da participação do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde no concurso “É preciso ter lata!” vimos pedir a colaboração de toda a comunidade escolar. Para a construção da escultura que iremos levar a concurso, pedimos o vosso contributo através da doação de latas de conservas cheias (com o formato habitual das latas pequenas de conservas de atum, sardinhas, etc, preferencialmente azuis).

www.eprecisoterlata.org

www.facebook.com/eprecisoterlata

3.º Torneio XVII Circuito de Xadrez do Oeste

No dia 19 de fevereiro realizou-se o 3.º Torneio do XVII Circuito de Xadrez do Oeste, na Escola Básica 2,3 de S. Martinho do Porto, dividido em 3 grupos: Grupo A - Infantis (72 alunos); Grupo B - 19 alunos (Iniciados) e Grupo C - 18 alunos (Juvenis). Participaram dois alunos da nossa escola.

O Grupo A foi ganho pelo André Ramos tendo obtido 6 pontos em 6 possíveis (1.º lugar). No Grupo B, o Pedro Ramos, obteve o 9.º lugar, com 3 pontos em 6 possíveis.

Xadrez

Aos dois, os nossos parabéns! O próximo torneio realiza-se no dia 13 de abril.

Pintar o Mar

Pintar o Mar

Carnaval 2016

Decorreu no dia 5 de Fevereiro de 2016, sexta-feira, a festa de carnaval da Escola D. Luís de Ataíde, com a organização por parte da associação de estudantes.

Salienta-se o ambiente festivo vivido, com muita cor e música.

É de salutar a grande participação por parte de toda a comunidade educativa, havendo lugar a um desfile de máscaras muito concorrido.

A classificação do concurso de máscaras foi a seguinte:

1º Lugar - Maria Marques – 7ºB

2º Lugar – Bernardo Ferreira – 6º A

3º Lugar – Maria Damásio – 6ºB

O agrupamento agradece o apoio prestado pela “Comúsica”, que deu uma importante contribuição para o espetáculo musical.

XVII Circuito de Xadrez do Oeste

No passado dia 19 de janeiro realizou-se o 2.º Torneio do XVII Circuito de Xadrez do Oeste na Escola Básica 2, 3 Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, como atividade de Desporto Escolar. O André Ramos, aluno da nossa escola, participou no torneio tendo ficado em 3.º lugar entre 77 participantes do seu grupo. A próxima prova realiza-se no dia 19 de Fevereiro, em S. Martinho do Porto.


Ainda no dia 23 do corrente mês, o André Ramos, participou no III Torneio de Xadrez FIDE de Alcobaça tendo igualmente ficado em 3.º lugar. a

Regional Torres Vedras

Parabéns aos Campeões!!!

Pela primeira vez na história da nossa escola, uma equipa de escola apurada para o nacional de Corta-mato. Os iniciados masculinos da Escola D. Luís de Ataíde conseguiram 1º lugar coletivo no corta-mato em Torres Vedras, sendo apurados para o Nacional que decorre em Vila Nova de Famalicão nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2016. É de salientar que o regional de Torres Vedras contou com cerca de 2000 atletas inscritos divididos por um total de 10 escalões. Agradecemos a participação de todos os alunos e salientamos a sua atitude em toda a prova.

De salientar o 1º lugar obtido na mesma prova pelo Diogo Gomes, com um avanço considerável sobre o 2º lugar. Participaram nesta prova 190 atletas tendo o nosso agrupamento conseguido um 1º lugar com Diogo Gomes, um 9º lugar com Dinis Ribeiro, um 14º lugar com Gonçalo Mendes, um 25º lugar com Tiago Romão, um 52º lugar com Bruno Balau e um 78º lugar com Tiago Madeira.

Regional Torres

Segue-se o link para as listagens de resultados referentes a todos os escalões.

Resultadosa

Estrelas e Reinos de Encantar

No dia 12 de janeiro de 2016, os alunos de todas as turmas do 7º ano tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Português e Físico-Química.

Logo pela manhã, numa atividade considerada por todos bastante descontraída e que apelou à curiosidade científica e mistérios do universo, alunos e professores, assistiram a uma sessão de trinta minutos “Acampar com as estrelas”, no Planetário Calouste Gulbenkian, onde foram abordados diversos conteúdos programáticos da unidade temática “O Universo”, estudados no 1º período.

À tarde, todos puderam entrar no reino da Helíria, acompanhados pelo bobo de serviço e conhecer o palco e os bastidores do teatro O Sonho. A peça apresentada Leandro, Rei da_Helíria de Alice Vieira, já dramatizada em sala de aula pelos alunos, que se revelaram verdadeiros atores, mostrou a todos os presentes como se faz e desfaz um rei e a verdadeira medida do amor. Foi, sem dúvida, uma delícia acompanhar os diversos momentos do enredo, recheados de príncipes e princesas, reis e realezas, animação e várias surpresas! No final da peça, ainda foi possível tirar fotografias com os atores que nos contagiaram com o seu profissionalismo, simpatia e disponibilidade!

De regresso à nossa escola, enriquecidos pelas experiências que vivemos, a satisfação e alegria de todos era notável e, por tudo isto, foi um dia fantástico!


A Poesia anda por aí.

A próxima sessão d’ A poesia anda por aí será na sexta- feira, dia 29 de janeiro, pelas 21:30h, na Biblioteca da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Luís de Ataíde. A sessão será integrada num conjunto mais vasto de atividades que a escola está a promover para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro) e, como tal, temas como guerra, paz, racismo, memória e liberdade poderão se abordados nos poemas a partilhar nesta noite.

Também a poesia de Vergílio Ferreira, escritor cujo centenário de nascimento se assinala a 28 de janeiro deste ano, estará em destaque.

Poesia

Mais artigos...

Pág. 9 de 20