aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Viagem a Paris

Férias da Páscoa? Rumo a Paris!

De malas e bagagens, repletas de alegria, de fantasia e de sonhos, partimos do nosso cantinho, no dia 26 de março 2015, com destino à Cidade da Luz: PARIS!!!!

Depois de um dia e de uma noite, numa viagem de quatro rodas e a quatro mãos, chegados a terras gaulesas, fomos como príncipes e princesas recebidos, primeiro no Château de Chambord, no Vale do Loire, e depois no majestoso Château de Versailles, última residência do rei Luís XVI e da exuberante rainha Maria Antonieta.

Após noite bem dormida e pequeno-almoço de Première Classe, fomos pedir bênção a Notre Dame de Paris, visitando a catedral edificada em sua honra e apreciando o esplendor da sua arquitetura, a luminosidade dos seus vitrais e a narrativa da sua riquíssima fachada.

Era dia de visitas aos museus. O museu de História Natural, da parte da manhã, abriu o apetite para o museu do Louvre, na parte da tarde. No primeiro, fomos surpreendidos por “bichinhos” das mais variadas espécies e dimensões, extintos, raros, ou mais comuns, que ali nos faziam pose, ora divertindo-nos, ora assustando-nos, ora pedindo-nos “tirem aqui uma foto connosco!” No segundo, ansiosos por ver a enigmática Gioconda, atropelámos e fomos atropelando “formigueiros nipónicos” até chegarmos a ela: uma tão grande saga para um pequeno retrato de uma obra-prima de tanto renome! Também uma epopeia foi descobrir os misteriosos sarcófagos e a arrepiante múmia, exemplares da civilização egípcia. Foi um dia bem cheio, mas as emoções continuaram: a surpresa do Hard Rock à hora de jantar, o glamour da Tour Eiffel iluminada e, no Bateau Mouche, um passeio no Seine ao luar.

Seguiu-se um dia chuvoso, o que não foi impeditivo de diversão, afinal tratava-se da Eurodisney! Fadas, piratas, princesas e muitas outras personagens do nosso imaginário, fizeram-nos vivenciar momentos únicos, uns de aventura e de adrenalina, outros de ternura e afeto. Teria sido tão bom que todo o êxtase ali sentido se tivesse prolongado pela eternidade!

Ora, chegámos a tocar o céu. É claro, só possível, com a subida ao terceiro andar da Tour Eiffel, ex-libris do país. Que frio! Que vento! Contudo… Que sensação magnífica! Que vistas deslumbrantes! Dali nos podíamos despedir de todo o Paris, pois estávamos quase de partida, não já para Portugal, mas para Poitiers. No roteiro da visita, estava ainda o Sacré-Coeur, na colina de Montmartre, com toda a sua envolvência mística e carismática.

Se pensavam que mais animação era impossível, enganam-se! Ainda tínhamos energia para os “últimos cartuchos”! Como foram bem gastos no Futuroscope! Desde as palermices dos Lapins Crétins, à valentia de Arthur e os Minimeus; dos passos de dança dos robôs, às sessões em 4D, entre outras atrações, as emoções estiveram sempre ao rubro!

Terminara a expedição. O balanço? Deveras positivo. Os alunos? Vieram enriquecidos. As professoras? Missão cumprida com satisfação. O que mais dizer? Uma prestação exemplar de quem nos conduziu, sempre em segurança, sempre prestáveis e com boa disposição.

Valeu a pena? Disso não há dúvida!

Autoavaliação

AUTOAVALIAÇÃO


Educação Pré-Escolar

1º Ciclo

2º e 3º Ciclos

AVALIAÇÕES

3º PERÍODO

Avaliação interna do 9º ano (avaliação final dia 6 de julho)

VEJA TAMBÉM O QUADRO DE HONRA

Ensino Básico - Informação Provas de AFERIÇÃO

Reflexão conjunta sobre praticas em intervenção precoce

A Equipa de Intervenção Precoce deste Agrupamento promoveu uma reunião  com o objetivo de realizar uma  “Reflexão conjunta sobre praticas em intervenção precoce”.

Este encontro decorreu no dia 26 de fevereiro de 2015 na Biblioteca da E.B. 2,3 D Luís De Ataíde Peniche, das 17h15 as 19h.  Esta reunião revelou-se bastante positiva e esclarecedora para os cerca de 50 participantes de várias áreas de intervenção: educação, saúde e intervenção social. Estiveram presentes; representante da Autarquia, Responsáveis dos Serviços Centrais do Ministério da Educação; o Diretor do Agrupamento, o Presidente do Conselho Geral, educadoras do Concelho e técnicos de apoio especializados.

Além de se refletir sobre a prática, foi abordada a legislação  em vigor:  Decreto – Lei nº 281/2009; assim como os aspetos mais formais dos procedimentos no âmbito da Intervenção Precoce.

Palestra com Filipe Palma

A 4 de março, realizou-se a atividade da semana da Leitura, integrada no projeto “Ler +Mar” do Plano Nacional da Leitura. A atividade foi promovida pela biblioteca escolar e pelo centro de formação de desportos náuticos e consistiu numa Palestra do professor Filipe Palma, sobre a sua viagem de kayak nas águas do Antártico.

Os alunos fizeram-se acompanhar de bloco de apontamentos, para tomar notas que irão auxiliar à produção de textos. Os melhores textos serão apresentados durante as atividades da referida semana.

O Projecto Antárctida Kayak 2005 terminou com sucesso. Filipe Palma percorreu os 80 km que separam a Ilha de Cuverville e Port Lockoy em 9 dias, incluindo a travessia do Estreito de Gerlach. Um desafio que não esteve isento de dificuldades e de alguns percalços. Como os encontros com focas leopardos e orcas ou as tempestades que impossibilitavam a navegação.

Mais informação em  http://www.horta.uac.pt/intradop/noticias2/antartidakayak/


Simulacro - Bombeiros Voluntários de Peniche

No dia 24 de fevereiro, realizou-se na escola um simulacro de incêndio que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Peniche. Este simulacro decorreu no período da manhã e toda a comunidade escolar envolvida deslocou-se para o local de segurança previamente estabelecido, de acordo com os procedimentos em caso de evacuação das instalações, numa situação de urgência iminente. Também houve lugar a uma operação de salvamento por parte dos bombeiros que foi concretizada com sucesso. Assim, toda esta ação decorreu de forma bastante satisfatória, uma vez que toda a comunidade educativa está ciente do regulamento e dos procedimentos a adotar em situação de emergência.

Agradecemos a colaboração de todos os interveniente e em especial ao corpo de Bombeiros Voluntários da nossa cidade de Peniche.

Missão País

“Não te ardia o coração”

A Missão País esteve no nosso Agrupamento.

Estudantes católicos de diversas faculdades do país, no seu tempo de férias, dedicaram-se ao voluntariado. A sua missão é evangelizar, trazer alegria, testemunho, dar de si aos outros.

As aulas de Educação Moral e Religiosa Católica foram inundadas, pelo entusiasmo, partilha e união destes jovens, enchendo os nossos corações de ânimo e empenho.

No primeiro ciclo, como não podia faltar, a alegria contagiante fez criar um ambiente de festa. Por coincidência na escola velha, o Octávio celebrou o dom da vida.

Obrigada a todos os jovens da Missão País por esta semana fantástica; à Prof. Isabel , à Prof. Vitória pela ajuda e à Direção do nosso Agrupamento pelo acolhimento e cooperação.

Missão País

Concurso Logotipo Associação de Pais

Logotipo

Para consulta - Regulamento do concurso

Comemorou-se o Entrudo na nossa escola.

No dia 13 de fevereiro os foliões da nossa escola, realizaram um desfile de máscara de carnaval. A música e a animação foi uma constante nesta manhã. A organização este ano esteve ao cargo do 8º B que demostrou bastante empenho e dedicação e mais uma vez um agradecimento muito especial ao Sr. José Belo que cedeu o equipamento de som e o apoio técnico. Para recordar seguem algumas das fotografias tiradas no decorrer do dia.


 


Mais artigos...

Pág. 27 de 35