aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Lugar à poesia ...

Da minha janela vejo…


    A docente de Português, Paula Santos, dinamizou uma atividade de poesia, convidando os alunos do 8.º ano à escrita de textos poéticos, a partir de casa, subordinados ao tema “Da minha janela vejo”. 

    Num momento de isolamento social, os alunos deixaram transparecer as suas emoções e criaram poemas recheados de subjetividade e que constituem verdadeiros fragmentos da sua memória coletiva. 

    Foi selecionado um trabalho por turma que aqui se publica, dando voz à originalidade e criatividade dos nossos alunos! 

    Parabéns aos alunos selecionados e a todos os outros que partilharam as suas vivências, num tempo marcado pela distância, mas que teve o dom de nos aproximar através das emoções!    


Sociedade inconsciente

A Varanda da saudade

Da minha janela

Da minha janela vejo

Junho/2020

A importância da matemática no quotidiano

Ao longo dos tempos, a matemática tem tido um papel fundamental no quotidiano, desde o pequeno ato de ir às compras aos estudos mais profundos.

                          Na passagem de 2019 para 2020, surgiu na China, um bichinho invisível, esperto e perigoso que rapidamente se espalhou pelo mundo. Trata-se do Coronavírus – Covid-19, que mudou as nossas vidas obrigando-nos ao isolamento.

  A área da matemática no seu todo, tem sido imprescindível para a informação diária no que concerne aos dados atualizados no desenvolvimento desta doença. Diariamente, são apresentados gráficos com a curva da evolução do vírus que nos permite perceber de forma acessível se o Covid diminui, mantem ou aumenta. Estes dados também são tratados estatisticamente através das percentagens dos utentes que realizam testes, dos casos positivos, dos que morrem e dos que se salvam. 

            Os economistas, fazem o estudo do défice causado por esta pandemia e analisam a melhor forma de superar a crise financeira a que todos vamos estar sujeitos. 

Investigadores e cientistas recorrem à matemática através de estudos para estimar formas eficazes no combate ao vírus, nomeadamente na criação de uma vacina. 

Que a fé e a sabedoria os movam rapidamente para que possamos voltar a espalhar sorrisos e afetos.

Joana Correia, 7ºB 

 

Vivemos uma fase estranha, difícil e quase inacreditável das nossas vidas. O covid-19 está aí, mas espero que não fique por muito tempo.

A mim resta-me cumprir com as regras e orientações de prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Não sair de casa é uma das formas que ajuda a combater este mal. Neste momento, é essencial moderar a nossa liberdade: não conviver com os amigos, não ir à escola, não jogar futebol, não abraçar os que mais gostamos, não ir a casa dos avós… é isso que nos mantém vivos (tristes, mas vivos!)

Ouço diariamente a notícia das mortes pela televisão, idosos e jovens, famílias destruídas, corações partidos. O mundo já ultrapassou a barreira dos sete milhões de infetados e de 400 mil mortes. Surge assim a Matemática que nos mostra como a situação é devastadora. 

É desta forma que o conhecimento das Probabilidade e da Estatística, é tão importante na atualidade. É através dos modelos matemáticos que os especialistas podem prever o comportamento do vírus, definir formas de evitar a transmissão da doença, tomar providências em relação a essa transmissão, contabilizar o número de infetados/recuperados, simular cenários através da análise de gráficos, entre outras situações importantes.

Assim aparece a Matemática mostrando a sua importância, pois ajuda a salvar vidas.

Martim Martins, 8ºA 

 

A Matemática é uma disciplina indispensável, por vezes até complexa, que interfere no nosso quotidiano e que muitas das vezes nem nos apercebemos do quão importante e útil consegue ser. Na minha opinião, considero que a Matemática é uma disciplina benéfica, especialmente agora com o coronavírus à solta.

Existem duas razões fundamentais para defender esta posição. Em primeiro lugar, o uso da Matemática é útil para a elaboração de gráficos que contêm determinados dados estatísticos (por exemplo: a indicação do número de óbitos, do número de casos confirmados, do número de pessoas internadas, do número de pessoas nos cuidados intensivos, do número de recuperados, do número de casos suspeitos, etc...) que, por sua vez, servem para acompanhar a evolução da epidemia. No caso da economia, ajuda-nos a entender o decréscimo da atividade neste setor, a nível nacional e mundial.

Em segundo lugar, a Matemática ocupa-se do estudo de determinados fenómenos conhecidos produzindo modelos matemáticos que explicam o comportamento de disseminação de alguns vírus específicos. Quando surge um novo vírus, como é o caso, os imunologistas recorrem aos matemáticos para estes poderem aplicar os modelos matemáticos que mais se adequam, de forma a permitir a previsão do comportamento do vírus nomeadamente em relação à disseminação. Este procedimento é de extrema importância, pois torna possível às autoridades tomarem as decisões que se justificam para minorar os efeitos da epidemia na sociedade. Este cenário é apenas uma das inúmeras aplicações da Matemática.

Porém, existem sempre pessoas que não reconhecem a importância da Matemática, o que se deve em parte à iliteracia ou a uma má relação com esta disciplina durante o período da escolaridade.

Em suma, atendendo aos argumentos apresentados, considero que a Matemática é uma área do conhecimento importante tal como várias outras.

Neha Raicar, 9ºD

Palmo e Meio de Leituras

Palmo e Meio de Leituras - Edição online

Assista aqui:

PLANO DE E@D

Matrículas 2020/2021

MATRÍCULAS 2020/2021

Pré-escolar e 1º ano

 De 4 de maio a 30 de junho de 2020

O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet através do portal:

portaldasmatriculas.edu.gov.pt

A entrada no portal é feita com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

A matrícula de modo presencial é feita na secretaria da sede do agrupamento (EB23 D. Luís de Ataíde) todos os dias úteis das 9h00 às 12h30. De forma a reduzir o tempo de permanência na secretaria da escola deverão levantar antecipadamente os boletins de matrícula, preencher em casa e só depois entregar na secretaria.

 

Informação sobre a documentação necessária

 

Legislação em vigor: Despacho Normativo n.º 6/2018 alterado pelo Despacho Normativo n.º 5/2020

 

Informamos ainda que deverá também ser feita atempadamente a Candidatura à Ação Social Escolar, Almoços e Serviços de Apoio à Família, para todos os  alunos/crianças do pré-escolar ou 1º ciclo que já frequentem ou pretendam frequentar um dos estabelecimentos do AE D. Luís de Ataíde em 2020/2021, sendo estes serviços da responsabilidade da CM de Peniche. 

CANDIDATURA À AÇÃO SOCIAL/ALMOÇOS OU SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA 

(Já disponível para todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo)

PROVAS DE EQUIVALÊNCIA A FREQUÊNCIA

As inscrições para as provas de equivalência à frequência para os alunos autopropostos do ensino básico, foram prolongadas até ao dia 11 de maio. Para esse efeito, os alunos ou os encarregados de educação, devem descarregar, preencher e enviar o boletim de inscrição, devidamente preenchido, para o correio eletrónico da escola:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Em alternativa (não aconselhado) a inscrição pode ser feita a partir da seguinte ligação: https://exames.dgeec.mec.pt/candidatura.php

INFORMAÇÃO A TODOS OS ALUNOS

Parabéns a toda comunidade educativa. Temos todos os professores e mais de 350 alunos presentes no Classroom.

Sendo assim, estamos a postos para começar a dar inicio a uma nova experiência que certamente não resolverá o problema da distância mas minimizará. Conseguiremos concluir este terceiro período que ficará inquestionavelmente na memória de todos nós.

Com o intuito de ajudar quem possa estar com mais dificuldades em aceder à plataforma Classroom iremos fazer duas videoconferências. A primeira destinada ao 5º ano às 18:00 e a segunda ao 6 ano às 19:00. Estarão alunos e professores e convidamos os pais por forma a poderem auxiliar os seus educandos. A duração será de aproximadamente 40 minutos cada sessão.

Nas sessões irá ser feita uma pequena explicação como aceder e uma introdução ligeira à plataforma.

As sessões podem ser acedidas por computador, tablet ou telemóvel. ;-).

Contacto Plataforma

Professor Ricardo Silva - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

ClassRoom Google - Plataforma Ensino à Distância

Contacto Plataforma

Professor Ricardo Silva - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Orientações E@D pré-escolar

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Orientações para o funcionamento do 3.º período

O Departamento de Educação Pré-Escolar, face às orientações e medidas emanadas pelo Ministério da Educação às escolas após reunião, por videoconferência definiu um conjunto de estratégias a serem integradas no plano de ensino à distância do agrupamento.

Orientações do pré-escolar para o plano E@D

Mais artigos...

Pág. 3 de 29